Mais lidas
Arapongas

Concurso ele prato típico de Arapongas

.

Desafio foi lançado no festival gastronômico que teve início ontem. Foto - Tribuna do Norte
Desafio foi lançado no festival gastronômico que teve início ontem. Foto - Tribuna do Norte

Preparar um prato com ingredientes característicos de Arapongas. O desafio foi lançado durante o 3º Festival Gastronômico, que começou ontem e termina hoje à noite na Praça da Igreja Matriz. O concurso gastronômico “Sabores de Arapongas” tem por finalidade fomentar a gastronomia local e a criatividade dos araponguenses natos ou não em busca de uma receita doce e outra salgada. O resultado será divulgado no final de novembro.

A secretária Niele Melo, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), explica que a equipe da sua pasta, em parceria com a Secretaria de Indústria Comércio e Secretaria de Cultura Lazer e Eventos, fez um mapeamento dos principais alimentos produzidos no município, que deverão integrar as receitas. “O concurso tem por objetivo valorizar a nossa produção local e estimular o turismo gastronômico”, cometa. 

Entre os ingredientes, Niele revela que foram selecionados trigo, soja, milho, frango, ovo e/ou abacate. “Três desses seis ingredientes devem fazer parte obrigatoriamente da receita salgada”, revela. Já para a sobremesa, o ingrediente principal escolhido foi o abacate, que é produzido especialmente no município pelos produtores da Colônia Esperança.

Porém, os cozinheiros classificados terão de apresentar a mesma receita em todas as etapas. “A primeira seletiva será no dia 6 de novembro, quando será feita a classificação de 20 receitas, sendo dez doces e dez salgadas. Essas receitas vão participar de mais duas seletivas, que irá escolher as campeãs, mas todas as classificadas vão integrar um livro de receita”, adianta.

Niele explica que o corpo técnico, em sua maioria, é de outras cidades. Foram convidados técnicos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paraná Turismo, Câmara da Mulher Empreendedora, Acia, além de representantes de cadernos de gastronomia. Os que passarem pelo crivo, além do reconhecimento, irão receber como prêmio eletrodomésticos.  


×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber