Mais lidas
Arapongas

Morte por suspeita de meningite é investigada em Arapongas

.

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana está investigando um óbito suspeito de meningite. O paciente é um menino de 3 anos de Arapongas que morreu em hospital de Sarandi, para onde tinha sido transferido. O sepultamento aconteceu na última terça-feira.

Segundo informações da Regional, a criança apresentava um quadro com infecção de garganta e outros problemas de saúde que culminaram com internamento. Inicialmente, a criança foi internada no último domingo na Santa Casa de Arapongas e foi transferida na segunda-feira para uma vaga de UTI em Sarandi.

Por conta da suspeita de meningite foi colhido o líquor da criança (líquido que passa pela medula) durante o internamento e encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen). A chefe do setor de Epidemiologia da 16ª RS, Cacilda do Prado, acredita que o resultado dos exames deve chegar nos próximos dois dias.

Existem dois tipos de meningite, a viral e a bacteriana, sendo esta última potencialmente mais grave. Nesses casos, o protocolo de saúde determina realização de bloqueios como forma de prevenir a transmissão. "Caso os exames confirmem essa possibilidade antibióticos são ministrados a pessoas próximas do paciente para evitar que a doença siga adiante", explica Cacilda. Segundo ela, o paciente não apresentava todos os sinais clínicos que caracterizam a doença.

Neste ano, em toda regional, foram confirmados 16 casos de meningite e nenhum óbito relacionado à doença.   

 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber