Arapongas

Presos da cadeia de Arapongas são transferidos para Apucarana e Londrina

Da Redação ·
Presos foram transferidos na manhã desta quarta-feira (30). Foto: Delair Garcia
Presos foram transferidos na manhã desta quarta-feira (30). Foto: Delair Garcia

Dezenove detentos foram transferidos na manhã desta quarta-feira (30) da cadeia pública de Arapongas para outras unidades prisionais da região.

continua após publicidade

Segundo informações apuradas junto à 22º Subdivisão Policial (SDP), nove presos (com histórico de tentativa de fuga) foram levados ao minipresídio de Apucarana. Os outros dez condenados para a Penitenciária Estadual de Londrina II (PEL). 

O delegado-chefe Marcos Fernando da Silva Fontes, solicitou a transferência ao Judiciário após a última fuga registrada na unidade. Seis presos conseguiram escapar por um buraco na parede de uma cela. 

continua após publicidade

Fontes pediu formalmente a remoção de 30 detentos. O judiciário autorizou a transferência dos 19 nesta quarta-feira e outros 16 pedidos estão em análise, com possibilidade de progressão de pena com uso de tornozeleira eletrônica.  

Região
Os presos da cadeia pública de Grandes Rios, também terão que ser transferidos no prazo de 10 dias. É o que estabelece decisão liminar proferida pela Vara da Fazenda Pública da Comarca, atendendo pedido formulado, em ação civil pública, pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Grandes Rios. 

O MP ajuizou a ação civil após inspeção realizada no início deste mês, em que se constatou que, pelo reduzido número de policiais na unidade, no período noturno e nos finais de semana e feriados, a delegacia permanece fechada. Segundo o MP, nestes dias, a custódia dos 15 presos fica a cargo de um detento da unidade, considerado “preso de confiança”.