Arapongas

Licitação do transporte público depende de obras de interligação em Arapongas

Da Redação ·
Licitação do transporte coletivo depende de licitação. Foto: Delair Garcia
Licitação do transporte coletivo depende de licitação. Foto: Delair Garcia

A Prefeitura de Arapongas planeja a realização de obras no valor de aproximadamente R$ 7 milhões para melhorar a mobilidade urbana no município. De acordo com a administração municipal, a licitação do transporte coletivo na cidade depende dessas obras, que proporcionarão a abertura de novas vias de acesso e interligação de bairros. O projeto está em fase de aprovação junto ao Governo do Estado.

continua após publicidade

De acordo com o prefeito Sérgio Onofre (PSC), a licitação do transporte coletivo é algo necessário. No entanto, ficaria inviável licitar o serviço antes de melhorar a mobilidade urbana. “O transporte coletivo na cidade é deficitário. No entanto, precisamos desse projeto de interligação entre bairros pronto antes de licitar o serviço”, afirma.

Segundo ele, o projeto de interligação de bairros vai criar novas vias no município, o que geraria novas linhas de ônibus. “Só para citar um exemplo: para ir do Conjunto Piacenza (região sul) até o Conjunto Centauro (região oeste) hoje, a distância fica em 13 quilômetros. Após as obras, a distância vai reduzir para apenas 3 quilômetros. Essa obra vai mudar toda a cidade. Por isso, é inviável licitar agora o transporte público”, afirma.

continua após publicidade

O projeto para a criação de novas vias de interligação entre os bairros já está pronto. A prefeitura busca agora o apoio do Paranacidade, vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), para custear a obra. A expectativa da administração municipal é de que a licitação da obra seja feita ainda neste ano, para que a construção comece já em 2018.