MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

MP afasta funcionário da prefeitura por cobrança de propina

Um servidor público da prefeitura de Arapongas, foi afastado de suas funções sob suspeita de cobrar propina para a concessão da licença sanitária (Habite-se) de imóveis. A decisão cautelar foi proferida pela 1ª Vara Criminal da comarca, em resposta a

Da Redação

·
Servidor responderá por oito crimes de corrupção passiva. (Foto - Delair Garcia)
Icone Camera Foto por Reprodução
Servidor responderá por oito crimes de corrupção passiva. (Foto - Delair Garcia)
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.11.2016, 12:25:00 Editado em 22.11.2016, 14:43:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um servidor público da prefeitura de Arapongas, foi afastado de suas funções sob suspeita de cobrar propina para a concessão da licença sanitária (Habite-se) de imóveis. A decisão cautelar foi proferida pela 1ª Vara Criminal da comarca, em resposta a ação penal ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça do município.

continua após publicidade

Conforme apurou a Promotoria após receber denúncias, o servidor, lotado no Departamento de Vigilância Sanitária, teria cobrado e recebido de duas pessoas, oito vezes, pelo menos, R$ 300 para agilizar a liberação sanitária de imóveis. O acordo para o recolhimento da vantagem ilícita era feito por meio de ligações telefônicas ou aplicativos de mensagens instantâneas via celular. 

O servidor afastado, além de responder à ação penal por oito crimes de corrupção passiva, foi acionado em ação civil pública de improbidade administrativa pelos mesmos fatos. Se condenado, perderá os valores acrescidos ilicitamente a seu patrimônio, podendo ainda perder a função pública, pagar multa civil, ter seus direitos políticos suspensos por período de oito a dez anos e ser proibido de contratar com a administração pública por até dez anos.

continua após publicidade

A Justiça concedeu o perdão judicial (previsto no artigo 13 da Lei 9.807/99) aos denunciantes, que pagaram os valores ilícitos, mas, espontaneamente, contribuíram para desvendar o esquema criminoso operado pelo servidor. As ações tramitam em segredo de Justiça, por isso o nome do servidor não foi divulgado.

Fonte: Ministério Público

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "MP afasta funcionário da prefeitura por cobrança de propina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!