Com o objetivo de preparar e estimular a participação de micro e pequenas empresas, e também de microempreendedores individuais, em licitações, compras públicas e governamentais, o Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura de Arapongas, a Federação das Associações Comerciais e Empresários do Estado do Paraná (Faciap) e a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), realizam o Programa Compra Paraná na cidade de Arapongas.
Durante os meses de outubro e novembro serão oferecidas várias capacitações e consultorias aos empresários interessados em participar de licitações. Eles também receberão o planejamento das compras do poder público municipal para o primeiro semestre de 2017 e poderão participar de caravanas de compras.
O consultor do Sebrae/PR, Julio Cesar Rodrigues, explica que as caravanas levam os empresários que querem vender para a prefeitura ao centro de distribuição do município. “Lá, eles são orientados e atendidos pelos compradores públicos sobre como acessar os editais, participar de licitações, e também podem apresentar seus produtos e serviços aos pregoeiros”, afirma. Rodrigues destaca que a principal barreira para a participação nos certames é o desconhecimento do processo.
“Os micro e pequenos empresários acreditam ser muito burocrático, ou que não têm capacidade para atender a demanda, e também que a prefeitura não paga em dia. Queremos desconstruir essa percepção, mostrar que os requisitos exigidos nos processos não são difíceis de serem atendidos”, informa. O consultor acrescenta ainda que os empresários podem se precaver em relação ao pagamento pesquisando sobre como andam as contas do município. A diretora de compras da Prefeitura de Arapongas, Patrícia Oliveira, destaca que o poder público costuma pagar pelos produtos e serviços adquiridos por licitação em um prazo médio de 19 dias, enquanto no varejo os empresários podem levar até 45 dias para receber.
“É muito mais vantajoso vender para a prefeitura”, garante. Segundo ela, a desculpa da burocracia também não pode mais ser usada, já que o próprio município emite para as empresas muitos dos documentos exigidos nos certames. O Programa Compra Paraná, que é realizado na cidade desde fevereiro deste ano, já apresenta ótimos resultados. “Antes do programa, menos de 10% dos produtos e serviços adquiridos pelo município vinha de micro e pequenas empresas locais. Em apenas oito meses, esse número aumentou para 25% e até dezembro queremos chegar a 35%”, estima. Para a prefeitura, a maior participação de micro e pequenas empresas locais em licitações resulta na diminuição de processos fracassados. Para os pequenos negócios, representa uma possibilidade de crescimento.
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