MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Indústria moveleira emprega mais de 10 mil trabalhadores em 300 empresas 

Empregando mais de 10,5 mil trabalhadores em 300 empresas só em Arapongas, a indústria moveleira é a grande força motriz do município. O desenvolvimento do setor elevou a cidade como o maior polo moveleiro do país, com peças sendo vendidas não apenas em t

Da Redação

·
Com 28 anos na indústria, Osmar da Silva foi testemunha da evolução na produção | Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Com 28 anos na indústria, Osmar da Silva foi testemunha da evolução na produção | Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.10.2016, 20:09:00 Editado em 09.10.2016, 20:16:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Empregando mais de 10,5 mil trabalhadores em 300 empresas só em Arapongas, a indústria moveleira é a grande força motriz do município. O desenvolvimento do setor elevou a cidade como o maior polo moveleiro do país, com peças sendo vendidas não apenas em todo o Brasil, como também no exterior. Esse nível de excelência foi conquistado, em grande parte, pela evolução tecnológica das linhas de produção, cada vez mais automatizadas e que exigem constante atualização dos funcionários.

continua após publicidade

Hoje operador de maquinário, Osmar da Silva, de 59 anos, é um exemplo de adaptação e evolução. Ele começou na indústria em 1988 como lixador, profissão que não existe mais nas grandes empresas. “Tudo mudou muito. A indústria moveleira naquela época era muito mais rústica, mas braçal. A gente lixava a madeira no braço, tinha que fazer muita força. O trabalho era bem desgastante”, lembra.

Hoje, com os maquinários automatizados e as linhas de produção equipadas com esteiras para o transporte da madeira, a vida dos trabalhadores melhorou, segundo ele. “Eu coloco a madeira na máquina, aperto um botão e ela faz tudo. Não preciso me preocupar em fazer força. A situação melhorou demais para nós. O trabalho é mais rápido e menos cansativo”.

continua após publicidade

No entanto, Osmar ressalta que uma característica não mudou com o tempo: o toque do trabalhador. “O capricho da pessoa ainda é fundamental. A máquina faz tudo sim, mas quem opera a máquina? Quem regula? Ainda é o ser humano. O trabalho ter ficado menos braçal é importante para que o trabalhador possa se preocupar ainda mais com esse capricho. Por isso, acredito que hoje em dia o trabalhador precisa saber mais do que naquela época. Tem que estar atualizado, sempre aprendendo”. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria moveleira emprega mais de 10 mil trabalhadores em 300 empresas "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!