Arapongas

Olimpíadas Rio 2016 inspiram cerimônia de abertura dos Jogos Escolares em Arapongas

Da Redação ·
Cerimônia de abertura dos Jeps em Arapongas - Foto: Divulgação
Cerimônia de abertura dos Jeps em Arapongas - Foto: Divulgação

Em clima de Olimpíadas, os atletas que se reuniam no Ginásio de Esportes Luiz Augusto Zin para a cerimônia de abertura dos 63ºJogos Escolares do Paraná (JEPs), categoria A, para atletas de 15 a 17 anos, foram recepcionados por uma pequena exposição com a tocha olímpica e com os mascotes Tom e Vinícius. A festa dos jogos da classe A (15 a 17 anos) aconteceu na noite desta sexta-feira (12), em Arapongas, e reuniu 6.500 estudantes, professores, árbitros, pais e autoridades estaduais de 32 núcleos regionais. 

continua após publicidade

“Neste ano temos recorde de participantes”, salienta Márcia Tomadon Moreira, coordenadora dos 63o JEPS. “Estamos planejando este evento desde o ano passado, e esperamos uma competição de alto rendimento, com partidas fortes, já que os atletas de 15 a 17 anos são bastante diferenciados”, avalia. Enquanto aguardavam o início da cerimônia, os atletas curtiam o som do araponguense Décio Rosanelli. A jogadora Marcela Rodrigues, de 15 anos, veio representando o Colégio Santa Maria, de Cascavel, e conta que esta é sua primeira vez no evento. 

“Estou nervosa, ansiosa e com frio na barriga. Porém, tenho boa expectativa porque a equipe teve uma boa preparação. Estamos confiantes”, garante ela. A abertura contou com a participação especial do grupo Bombeiros Mirim, que existe há 13 anos em Arapongas e conta com 130 crianças de 9 a 12 anos. Os bombeiros mirins fizeram uma demonstração com uma escada estaiada e acompanharam os atletas dos 32 núcleos regionais para o centro do ginásio. 

continua após publicidade

PONTO ALTO
O grande momento da noite foi a condução do fogo simbólico, que anuncia o começo dos jogos e convoca os atletas a celebrá-los em paz. Matheus Henrique Silva, de 23 anos, conduziu a tocha, e surpreendeu a todos ao acender a pira dos jogos à distância, com um pequeno foguete que soltava faíscas. Esta surpresa agradou aos presentes, que aplaudiram e comemoraram com muita energia. Matheus é um ex-atleta dos Jogos Escolares, na modalidade basquetebol. 

Ele pede aos atletas da nova geração que aproveitam o espírito olímpico que está presente no Brasil e que cada um dê o melhor de si. “E que vença o melhor”, completa. O secretário de estado do esporte e turismo, Douglas Fabrício, também deixou uma mensagem especial para os atletas: “aproveitem este momento rico para nós do esporte, principalmente com os Jogos Olímpicos. 

Os atletas que lá estão agora, começaram nos jogos escolares. Treinem com o objetivo de chegar lá”. Alguns desses atletas paranaenses que desenvolveram carreira de sucesso no esporte foram Giba e Morgana Gmach, ginasta de Toledo que compete nas Olímpiadas 2016. Os dois animaram os atletas com uma mensagem especial gravada e apresenta no telão do ginásio. Os recados foram gravados diretamente do Rio de Janeiro, em meio aos Jogos Olímpicos. 

continua após publicidade

ENCERAMENTO COM CHAVE DE OURO
A noite foi encerrada com chave de ouro com o juramento do atleta, conduzido pelo atleta Wllington Willian Aparecido Timóteo – modalidade ciclismo –, do núcleo de Apucarana. Em seguida, os estudantes celebraram o início dos jogos com muitos abraços e dança ao som da banda Os Doutores.A fase final da 63º edição dos Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo em parceria com o município de Arapongas.

Olimpíadas Rio 2016 inspiram cerimônia de abertura dos Jogos Escolares em Arapongas fonte: Reprodução