Arapongas

Festival de Artes de Arapongas chega a sua oitava edição

Da Redação ·
Festival de Artes de Arapongas chega a sua oitava edição
Festival de Artes de Arapongas chega a sua oitava edição

 A oitava edição do Festival de Todas as Artes de Arapongas (Festar) começou ontem e segue até o dia 30 deste mês. A abertura aconteceu no Cine Teatro Mauá com apresentação da peça “Pinóquio”, do grupo Viagem à Fantasia, de Arapongas. O espetáculo reuniu mais de 400 crianças de escolas da cidade.

continua após publicidade

O festival, que é totalmente gratuito, é organizado pela Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos (Secle) e proporciona à população araponguense momentos de arte, cultura, música e lazer. Para a secretária da Cultura Édina Kummel, o evento tem como objetivo fazer um levantamento do que acontece na cidade. “Queremos dar continuidade aos movimentos culturais. 

É uma satisfação tanta gente engajada”, comemora.  Nessa edição, a programação do Festar inclui oficinas de canto, teatro e arte contemporânea; apresentações de peças de teatro, dança, canto, bandas de rock; exposições de artesãos, artistas plásticos, carros antigos, entre outros espetáculos espalhados por toda a cidade. “Teremos apresentações em parques, praças, na biblioteca, no Vianinha, Cine Mauá, no Mercado Municipal, Feira da Lua, ou seja, em todos os lugares vamos ter um pouco do Festar”, explica.  Além dos espaços urbanos, o festival também vai levar teatro de bonecos para comunidades rurais. Estão programadas apresentações nos distritos de Aricanduva, bairro Campinho e no assentamento Dorcelina Folador. 

continua após publicidade

A estudante Ana Clara Gomes de Oliveira, 10 anos, da Escola Municipal Júlio Savieto Júlio, esteve entre os expectadores da peça “Pinóquio”, apresentada na manhã de ontem. “Foi muito bom poder assistir uma peça tão conhecida, mas com novas adaptações e histórias. Os atores colocaram alguns assuntos atuais, como a dengue. Achei muito legal”, afirmou.  A professora de matemática Luciana Cristian Gutierrez, que acompanhou uma turma de alunos, acredita que o festival é uma forma de incentivar a cultura. “Eles aprendem a ter mais atenção e a conhecer mais a arte”, explica. 

FINAL DE SEMANA 

Hoje, às 10 horas, acontece a Ciranda Cultural, na Avenida Arapongas, do grupo Troupe. Já às 10h30, na Praça do Santuário, tem ‘Os tambores na praça - Orquestra de Guaraci’, do grupo Atuar. Ainda hoje, às 15 horas, no Cine Teatro Mauá, tem apresentação da peça “Pinóquio”, do grupo Viagem à Fantasia. Amanhã, a peça “Pinóquio” será apresentada novamente às 15 horas, no Cine Teatro Mauá.