Arapongas

Grupo de Defesa Ambiental faz campanha contra abandono de animais em Arapongas

Da Redação ·
Equipe fixou placas de alerta na Estrada do Bule e outras localidades rurais. Foto: José Luiz Mendes
Equipe fixou placas de alerta na Estrada do Bule e outras localidades rurais. Foto: José Luiz Mendes

O Grupo de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal (GM) de Arapongas promove uma campanha contra o abandono de animais no município. A equipe esteve na Estrada do Bule e em outras localidades rurais e fixaram placas de alerta sobre o ato que configura crime ambiental e de maus tratos.

continua após publicidade

A ação foi motivada diante das reclamações de moradores que rotineiramente presenciam animais abandonados circulando livremente nas vias. Após as denúncias, os animais resgatados são encaminhados para adoção e abrigo, segundo a GM.

Um morador que não quis se identificar conta que ligou várias vezes para a GM após encontrar cachorros perambulando pela Estrada do Bule. Ele também reclama que o local é usado para despejo irregular de lixo e pede providências.

continua após publicidade

O GM Fábio Guerino Vicentin enfatiza que abandonar animais se encaixa na lei de crime de maus tratos, previsto no artigo 32 da lei federal 9605/98 de crimes ambientais e pede a colaboração da população.  

"A pena para a pessoa flagrada cometendo este crime é de três meses a um ano de detenção, mais multa. Isso vem ocorrendo muito nas imediações das estradas rurais e a GM pede a ajuda para quem presenciar este crime que colabore e denuncie", salienta.  

As denúncias podem ser registradas através do 181 (disque-denúncia),190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal).