Arapongas

Grupo Araponguense promove 1º Curso de Autismo 

Da Redação ·
1º curso de autismo pretende romper as barreiras do preconceito. (Foto: AMAAR)
1º curso de autismo pretende romper as barreiras do preconceito. (Foto: AMAAR)

O grupo de mãe e amigos dos autistas e asperger de Arapongas (AMAAR) realizará no próximo dia 28 um curso de autismo, que apresentará informações que vão desde a teoria até a prática. O evento será realizado numa quinta-feira, das 9h às 11h, e das 13h30 às 16h30, no salão paroquial da igreja Matriz. O curso é destinado a todos profissionais da área de saúde e educação, e principalmente para os familiares.

continua após publicidade

O tema do curso é ‘’Meu filho recebeu o diagnóstico de autismo e agora?’’ Essa é a pergunta que os pais se fazem assim que recebem a notícia, e na maioria das vezes por falta de informação ficam sem saber quais caminhos tomar após a constatação.

O autismo é uma condição permanente que atinge vários níveis; grave, moderado, ou leve, como é o caso do asperger que traz alguns sintomas do autismo, mas de maneira bem mais branda, onde a pessoa consegue facilmente se tornar adultos independentes. Já no autismo, os níveis definem como será o desenvolvimento da criança, mas em geral, se apresenta na dificuldade de socialização, que vem a ser a maior problemática, tendo esse comportamento atípico uma das principais referências de identificações da síndrome. Outros sintomas incluem dificuldade de contato visual, aversão ao toque, e atraso no aparecimento da linguagem,

continua após publicidade

Tanto o curso quanto o grupo levarão informações como essas para os presentes. E a participação das pessoas que vivenciam isso diariamente é muito importante, como ressalta a idealizadora do grupo, Heloisa Hollandini, e também mãe de uma criança com a síndrome de Asperger. ‘’Quando você pensa que está acabando, está aumento. Todo dia vemos situações de preconceito, infelizmente. Oque a gente busca é fazer essas palestras pra instruir as pessoas que trabalham na área, e aqueles que de alguma maneira precisam lidar com isso no dia a dia.''

Para participar o interessado deve comparecer no dia e horário do evento e fazer uma contribuição de R$5,00. A palestra será ministrada pelo Dr. Douglas Manoel, neurocientista, e especialista em autismo.