MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Mecânico araponguense coleciona e fabrica armas

O mecânico aposentado Donizete Constantino, 59 anos, de Arapongas, tem um hobby pouco comum. Apaixonado por armas, ele não se limita apenas a colecionar itens, mas seu outro prazer é fabricá-los.Os objetos estão espalhados pelos cômodos da casa e há peça

Da Redação

·
Artesão Donizete Constantino, de Arapongas (Foto: Delair Garcia)
Icone Camera Foto por Reprodução
Artesão Donizete Constantino, de Arapongas (Foto: Delair Garcia)
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.02.2016, 08:22:00 Editado em 27.04.2020, 19:52:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O mecânico aposentado Donizete Constantino, 59 anos, de Arapongas, tem um hobby pouco comum. Apaixonado por armas, ele não se limita apenas a colecionar itens, mas seu outro prazer é fabricá-los.

continua após publicidade

Os objetos estão espalhados pelos cômodos da casa e há peças bastante antigas, já que o mecânico aprendeu sozinho a fabricá-las ainda na infância, quando começou a aprender a fazer facas. “Eu desenho e crio os formatos que desejo e fabrico”, explica. 

Para criar as armas, o aposentado usa aço e, para produzir as bainhas, capa que protege a arma, e outros detalhes do objeto, ele utiliza ferro, madeira, cordão de algodão, couro, e até pedrarias e correntes. “São materiais mais caros e difíceis de encontrar. Por isso, produzo uma arma a cada 6 meses no mínimo. Cada objeto deve custar cerca de R$ 200 para fazer, mas não sei muito bem porque nunca vendi nenhum”, pontua. 

continua após publicidade

Além de espadas, o aposentado produz também revólveres, adagas, facas, arcos e bestas - arma que atira flechas. Donizete explica que nunca pensou em vender as armas. “Tudo que crio é para mim, mas às vezes presenteio familiares e amigos com alguns objetos. Minha filha sempre que vem leva uma embora para decorar sua casa”, conta. 

Sua produção sempre foi informal e a forja, local que funde e modela metais, ficava em sua oficina mecânica. “Lá eu derretia o aço, trabalha e modelava, e depois o temperava”, recorda. Por conta de normas exigidas pela Vigilância Sanitária, há cerca de 6 meses, a forja de Donizete teve que ser eliminada da oficina por falta de estrutura. “Quem sabe faço outra normalizada futuramente”, acredita. 

Outra paixão do aposentado é a pescaria. Por isso, a faca predileta dele é feita de carbono com a bainha mais simples e trabalhada em couro, mas que ele garante ser a melhor para cortar os peixes. “Não sei por que, mas desde quando a criei há mais de 20 anos tenho um carinho especial por ela. Se vou pescar, é ela que levo”, ressalta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Mecânico araponguense coleciona e fabrica armas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!