MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

​Morre em Arapongas a historiadora Naici Vasconcelos

A historiadora Naici Vasconcelos, de 58 anos, faleceu nesta segunda-feira (11), na cidade de Arapongas, onde residia com a família. De acordo com informações do Sistema Prever, Naici faleceu em decorrência de um câncer. O corpo é velado na Capela do Preve

Da Redação

·
A historiadora Naici Vasconcelos lutava contra um câncer - Foto: Reprodução/Facebook
Icone Camera Foto por Reprodução
A historiadora Naici Vasconcelos lutava contra um câncer - Foto: Reprodução/Facebook
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.01.2016, 11:03:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A historiadora Naici Vasconcelos, de 58 anos, faleceu nesta segunda-feira (11), na cidade de Arapongas, onde residia com a família. De acordo com informações do Sistema Prever, Naici faleceu em decorrência de um câncer. O corpo é velado na Capela do Prever e o sepultamento está previsto para as 17 horas desta segunda-feira (11), no Cemitério Municipal de Arapongas.

continua após publicidade

No início de dezembro de 2015, Naici Vasconcelos, uma das maiores responsáveis por preservar a memória e a história de Arapongas, recebeu o título de Cidadã Honorária do Município, entregue pela Câmara de Vereadores. O prefeito de Arapongas, padre Beffa, lamentou o falecimento dela. "É uma perda muito grande não só para Arapongas", disse.

HITÓRIA DE VIDA - Nascida em Arapongas no dia 24 de abril de 1958, Naici da Cunha Vasconcelos é filha de Lazaro da Cunha Vasconelos e Maria Rodrigues Vasconcelos, pioneiros da cidade de Arapongas, onde chegaram em 1944. Desde muito nova Naici se interessou pela história de Arapongas, que retratou através de livros, artigos e documentários desde 1986, aos 28 anos. 

continua após publicidade

“Esta foi a idade em que comecei a retratar a história da cidade oficialmente, mas desde muito nova eu já me interessava e retratava a história individualmente, sem veiculá-la. É paixão mesmo”, contou ela, em recente entrevista à Tribuna do Norte.

Naici frequentou a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas, possuía 40 certificados de cursos profissionalizantes através do Senac. Trabalhou em diversas áreas como professora, telefonista, bancária e redatora. Desde a fundação do Jornal Gazeta da Cidade publica suas matérias poéticas, históricas ou sociais na cidade. Também há 35 anos tinha uma coluna na Revista da Cidade, é autora de 7 livros, a maioria contando e retratando a história da cidade. 

ACERVO DOADO - No final de 2015, a historiadora doou seu acervo histórico para a Secretaria de Cultura Lazer e Eventos de Arapongas, cujos materiais foram encaminhados ao Museu de Arte e História de Arapongas. Este era o atual trabalho de Naici, onde atuava como Gerente de Patrimônio Histórico de Arapongas, mas estava afastada por licença médica em decorrência do câncer.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "​Morre em Arapongas a historiadora Naici Vasconcelos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!