Mais lidas
Arapongas

Fortalecimento transforma SAMU de Arapongas em referência regional

.

Fortalecimento transforma SAMU de Arapongas em referência regional
Fortalecimento transforma SAMU de Arapongas em referência regional

No próximo dia 27 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebe mais uma ambulância SAMU 192 doada pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde. Com isso o serviço ganha mais um importante reforço e demonstra a atenção da Secretaria Municipal de Saúde ao setor de resgate, urgência e emergência do município, que acabou se transformando em uma referência para a região, tendo inclusive motivado elogios tanto da população, como dos próprios profissionais que atuam neste atendimento.

O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, destaca algumas medidas que acabaram emprestando este ‘status’ de exemplo e eficiência, sendo elas o aumento das equipes, aquisição de novas ambulâncias e equipamentos de suporte técnico e a valorização dos profissionais que atuam neste importante serviço, que integra a Política Nacional de Urgências e Emergências.

“Quando esta administração assumiu, o município contava com duas equipe do SAMU e hoje tem três delas prestando serviço 24 horas e nos auxiliando em nossa intenção de reduzir o número de óbitos em acidentes, diminuir o tempo de internação e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce”, exemplificou o secretário.

Conforme a enfermeira Raquel Cristina Carvalho Souza, coordenadora do SAMU de Arapongas, o serviço passou por um avanço qualitativo e quantitativo nos últimos anos, decorrente de uma política de valorização e melhor estruturação do setor. “Em caso de acidentes a primeira providência é acionar o SAMU, por isso a demanda exige constantes investimentos, que via de regra estão sendo viabilizados, em prol de um atendimento de socorro à altura das necessidades da população”, disse.Ela acrescenta que em média, o SAMU de Arapongas atende cerca de 500 ocorrências por mês, sendo que a maior incidência envolve atendimentos relacionados a parte clínica. 

“Quando nossas equipes assumem a rotina de trabalho, não imaginam o que podem encontrar pela frente e por isso temos que estar preparados, com equipamentos e profissionais altamente qualificados”, acrescenta a coordenadora.O prefeito padre Beffa comentou sobre o trabalho realizado pelas equipes do SAMU, que são um exemplo de abnegação, dedicação e profissionalismo na sua tarefa diária de salvar vidas. 

“Atuando no limite entre a vida e a morte, eles podem ser considerados os anjos da guarda da comunidade em sua nobre missão de preservar a vida e por isso, merecem toda nossa admiração e respeito”, resumiu o prefeito. Atualmente o SAMU de Arapongas conta com uma estrutura formada por 35 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e médicos e três ambulâncias, que podem ser acionadas através do 192.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber