Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Arapongas

Aos 68 anos, Arapongas atrai mais investidores

.

Image Background

Arapongas comemora neste sábado (10) 68 anos de emancipação política e administrativa. Com crise ou sem crise econômica, o prefeito de Arapongas, padre Antônio José Beffa (PHS) mantém uma visão positiva sobre o município e aposta que,  apesar do cenário econômico negativo em nível nacional, o município vai manter perfil de crescimento registrado nos últimos anos. Padre Beffa assinala, por exemplo, que desde início de 2013, quando assumiu o mandato de prefeito, a arrecadação de tributos municipais de Arapongas teve um crescimento de 15%. “Mas que fique claro que nós não aumentamos os impostos. O contribuinte é que tem procurado recolher em dia seus tributos, porque acredita e tem confiança na administração municipal”, frisa.

O prefeito observa também que Arapongas continua atraindo investimentos. A multimarcas Havan e a rede de gastronomia Madero estão entre as mais recentes. Padre Beffa cita ainda que a empresa Moinho Arapongas está ampliando suas atividades no município com a construção de mais um complexo de beneficiamento de grãos em área localizada na Colônia Esperança. E a Prefeitura, por sua vez, também vai lançar no ano que vem mais um parque industrial na saída para Rolândia, que vai ocupar uma área de 400 mil metros quadrados (26 alqueires). Padre Beffa destaca que Arapongas obteve grandes avanços nesses dois anos e nove meses. “Pegamos um município onde quase nada estava funcionando”, lembra o prefeito.

Prefeito de Arapongas, padre Antônio José Beffa (PHS): "Mesmo com
crise nacional, Arapongas continua atraindo investimentos"
Foto: José Luiz Mendes



“A máquina administrativa estava parada e conseguimos fazer funcionar. A saúde não funcionava, postos de saúde estavam fechados, a educação sem condições de transportar alunos e os maquinários sucateados”, afirma.  O prefeito acrescenta que, quando assumiu, não existia nenhum convênio do município para cursos profissionalizantes, como como Senac, Sesc, Sesi e Sebrae. “Tudo isso colocamos em funcionamento”, informa. No caso da saúde, o prefeito assinala que houve um incremento muito grande. “Aumentamos em 30% os atendimentos de urgência e emergência com a implantação de mais equipes de trabalho. Reformamos e modernizamos vários postos de saúde. Criamos o serviço de atendimento aos doentes mentais e aos dependentes de álcool e drogas, o que é algo inédito no município. Inauguramos a UPA 24 horas e reabrimos três postos de saúde 18 HORAS e reativamos o atendimento médico nesses postos”, relata. Padre Beffa anuncia ainda que até no ano que vem deverá estar funcionando a Vila da Saúde na região do Jardim Caravele. Naquela área haverá Pronto Atendimento Infantil (PAI), laboratório de análises clínicas, farmácia 24 HORAS, Dentista 24 HORAS, além da UPA 24 horas. Quanto ao transporte escolar, o prefeito cita a aquisição de uma moderna frota de 23 ônibus, que hoje transportam os alunos em excelentes condições.

Novo prédio da Prefeitura de Arapongas
Foto: José Luiz Mendes



Administração enxugou a máquina e reduziu custos

O prefeito destaca que as conquistas são fruto de um novo jeito de governar. “Fizemos um enxugamento da máquina administrativa, que hoje está funcionando a contento”. Segundo ele, as finanças do Município estão sob controle, com a folha salariam rigorosamente em dia e, inclusive, já com dinheiro em caixa para pagamento do 13º salário no final do ano. Mas o prefeito faz questão de dizer que “uma das obras mais importantes da administração municipal é o atendimento às pessoas com carinho e respeito”.

Neste contexto, ele cita o atendimento que é feito aos cidadãos de Arapongas, toda primeira terça-feira do mês, em seu gabinete, sem necessidade de agendamento e sem intervalo para almoço. Padre Beffa vê avanços também na área de infraestrutura urbana. Ele cita investimentos de R$ 28 milhões de recursos próprios na recuperação da malha viária; revitalização da Avenida Gaturamo e do Parque dos Pássaros; reforma do Terminal Urbano de Transporte Coletivo, que estava desativado.

Sistema viário recebeu melhorias significativas
Foto: José Luiz Mendes



Comércio forte e diversificação

Pela primeira vez uma mulher, Evelyse Garcia Segura Cortez, 36 anos, chegou a presidência da Associação Comercial e Industrial de Arapongas (Acia). A comerciante assumiu o cargo em fevereiro deste ano após dois mandatos como vice-presidente entre 2011-2013 e 2013-2015. Casada com o conselheiro Jéferson Cortez há 14 anos, a araponguense tem dois filhos e tem uma história empresarial marcada pelo empreendedorismo e inovação, conceitos que ela pretende apostar em sua gestão em frente à associação.  Sobre ser a primeira mulher a chefiar a Acia, Evelyse acredita que um novo paradigma esteja sendo construído. “Ser a primeira mulher que comanda a Acia foi um marco. A ala feminina sempre foi discriminada quando o assunto eram cargos relevantes. Isso vai mudando. Se o mercado nos aceita, ele vai ter de abrir mais espaço, precisamos lutar por isso. Sofremos tanto para chegar até aqui, não há por que parar”, defende.   

Evelyse Garcia Segura Cortez, presidente da Acia: "Não trocaria
Arapongas por nenhuma outra cidade do mundo" - Foto: José Luiz Mendes



Por ser da área – ela tem uma loja de artigos esportivos -, a gestão de Evelyse fortalece o comércio de Arapongas, que sofre com uma grande concorrência com os shoppings de Londrina. Para ela, alguns caminhos já foram tomados para aumentar os clientes fiéis das lojas araponguenses. “Para o consumidor, investimos em promoções e ações que estimulam as pessoas a saírem de suas casas e também nos treinamentos e na prestação de serviços mais eficientes para o lojista”, explica.  Evelyse explica, que como este ano o comércio enfrenta um processo de retração nas vendas, muitas das ações da Acia não têm custado nada ao lojista. Ela cita a MegaLiquida Arapongas, realizada na semana passada, junto com o projeto do Sebrae “Compre do Pequeno Negócio”, cujos kits saíram de graça para os associados. “Tivemos também diversos cursos gratuitos na área de vendas, crédito e cobrança, entre outras”, acrescenta. 

Como a Acia faz parte do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina, Evelyse acredita que ainda não é o momento certo de criar um sindicato somente para Arapongas. “A nossa cidade conta com um empresário na diretoria do Sincoval, o Sérgio Oeda. Ele tem defendido de forma firme as nossas bandeiras e conquistado muitas coisas para Arapongas. Um sindicato patronal não se sustenta financeiramente aqui.  Por isso, a alternativa é fortalecer a presença do Sincoval aqui”, complementa.  Para Arapongas crescer mais, Evelyse acredita que deve ser estimulada a diversificação da planta industrial, apostando sempre no empreendedor local e atraindo indústrias fomentadoras de tecnologia. “Com uma planta diversificada, vamos sentir menos os efeitos de instabilidades econômicas”, sublinha.

Igreja Matriz de Arapongas - Foto: José Luiz Mendes

Na opinião da comerciante, Arapongas precisa se desenvolver economicamente em direção aos bairros, como ter bancos, lotéricas, clínicas, escolas de idiomas perto da casa das pessoas. “Para isso é necessário infraestrutura e segurança. O centro se saturou, o aluguel ficou muito caro. Um dos efeitos imediatos da atual crise é a fuga de lojas para os bairros. Desse problema deve brotar a oportunidade”, pontua.  Além disso, Evelyse explica que a Acia deve oferecer aos empreendedores condições melhores e segurança para que desenvolvam o seu trabalho. “Necessitamos também de um planejamento viário que desafogue o quadrilátero central, criando anéis de integração entre as regiões. Somos uma cidade com 120 mil habitantes, de indústria e comércio fortes, merecemos essa recompensa”, diz. Ela finaliza ao frisar que não trocaria Arapongas por nenhuma outra cidade do mundo.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber