Arapongas

Controle de Endemias reforça alerta para manter quadro da Dengue

Da Redação ·
Ação de agentes de endemias: alerta para dengue e zika vírus
Ação de agentes de endemias: alerta para dengue e zika vírus

Arapongas tem passado por um período de seca e a possibilidade de chuvas para os próximos dias tem deixado as autoridades ligadas ao setor do Controle de Endemias do município em alerta. Isso porque o ovo do mosquito da dengue (aedes aegypti) pode ficar sem água por mais de um ano e quando vem a chuva, começa a desenvolver novos focos do mosquito.

“Muitos moradores não sabem que o mosquito transmissor é resistente mesmo quando não há água e por isso, pedimos que a população redobre a atenção para locais que possam acumular água da chuva”, disse a coordenadora do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida de Oliveira.

Ainda segundo a coordenadora, durante os meses de julho e agosto, até a presente data, Arapongas não registrou casos de Dengue, mas mesmo assim as equipes continuam trabalhando para que a cidade não volte a ter os números alarmantes registrados no primeiro semestre do ano. “Mesmo com o quadro estabilizado, o momento é o ideal para se reforçar a conscientização para que não surjam mais focos do mosquito na cidade, com a chegada das chuvas”, alertou a coordenadora.

continua após publicidade