Arapongas

Arapongas reabre Pronto Atendimento 

Da Redação ·
Arapongas irá reabrir o Pronto Atendimento, no centro, ao lado do Centro de Especialidades | Foto: Sérgio Rodrigo
Arapongas irá reabrir o Pronto Atendimento, no centro, ao lado do Centro de Especialidades | Foto: Sérgio Rodrigo

O prefeito de Arapongas, Antônio José Beffa (PHS), juntamente com o secretário de Saúde, Antônio Garcez Novaes Neto, anunciaram ontem, em entrevista coletiva, a reabertura do Pronto Atendimento no centro, que vai funcionar 18 horas por dia. A medida foi tomada após polêmica motivada pela diminuição de horário de funcionamento de duas UBS que atendem casos de urgência em emergência. A medida passaria a valer na segunda-feira, mas só será adotada após a reabertura da unidade central.

continua após publicidade

Em entrevista coletiva, prefeito e secretário negaram que as mudanças afetem o atendimento à saúde da população e ressaltaram que a medida foi tomada após intensos estudos. A decisão em fechar as UBSs Palmares, no Jardim São Bento, e Petrópolis, no Jardim Petrópolis, duas horas mais cedo não foi bem aceita por parte da população desses dois bairros. Essas unidades de saúde, que atualmente encerram o atendimento à meia-noite, passarão a fechar às 22 horas.

“Nossa equipe realizou um amplo estudo que permitiu verificar que, após o horário das 22 horas, não há muitas situações de urgência e emergência na região. Isso fez com que tomássemos a decisão de fechar esses postos mais cedo. São adequações que observamos serem viáveis”, explicou o secretário de Saúde.

continua após publicidade

Ele destacou ainda que o mesmo estudo apontou uma necessidade em aumentar as consultas de atenção básica nessas regiões.

“A meta é aumentar consideravelmente o número de consultas nessas localidades, que hoje chega a pouco menos de 50 por semana, passando para mais de 150 atendimentos. Esse aumento faz parte dessas adequações que estamos fazendo”,

No entanto, os novos horários só terão início quando o Pronto Atendimento, no centro, reabra as portas com atendimento especial. Funcionando ao lado do Centro de Especialidades, a unidade foi fechada com a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município. Antes uma UBS 24 horas, ela passará a ser uma UBS 18 horas.

continua após publicidade

O prefeito Antônio José Beffa destacou o comprometimento da equipe de Saúde do município. “Estamos aqui para servir e ouvir a comunidade. Somos servidores e buscamos ouvir de forma democrática os anseios da população. Quando dizem que o prefeito não manda nada, é verdade: não tomo nenhuma medida mais séria sem consultar o secretariado, de forma democrática. Nem sempre agradamos a todos, é verdade, mas isso é normal. O importante é fazer aquilo que for melhor para a população. E, se der errado, teremos a humildade de voltar atrás”, disse o prefeito que ressaltou que o município tem em andamento o projeto da Vila da Saúde, que visa a construção do PAI 24 horas, Farmácia 24 horas e Laboratório

Segundo ele, ampliação do atendimento da farmácia da UPA, que, em breve, deverá funcionar durante 24 horas.