Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Arapongas

Faixa exclusiva promete dar mais segurança para ciclistas

.

Ciclistas hoje dividem espaço com carros na Avenida Gaturamo | Foto: Delair Garcia
Ciclistas hoje dividem espaço com carros na Avenida Gaturamo | Foto: Delair Garcia

Milhares de ciclistas araponguenses deverão ser beneficiados com o novo projeto cicloviário que será implantado no município. Na primeira etapa, as mudanças contemplarão a Avenida Gaturamo com uma ciclofaixa – espaço exclusivo para a circulação de ciclistas na via. Uma reforma ao longo de toda a ciclovia que margeia a linha férrea também está prevista. O objetivo de tornar a bicicleta prioridade no trânsito da cidade. 

A primeira reunião para discutir a implantação do projeto aconteceu essa semana, entre a prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito em parceria com a Secretaria de Obras. “Tivemos uma primeira conversa e, nos próximos quinze dias pretendemos concluir o projeto, com o estudo de sua viabilidade, trajeto da ciclofaixa e os custos das obras”, afirma o secretário de Obras de Arapongas, Pedro de Marco Junior. A implementação será realizada com recursos próprios do município e deve obedecer aos padrões de medidas exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  

Nessa primeira etapa do projeto cicloviário, a Avenida Gaturamo, desde a Rua Pombas até a rotatória da Unopar, será contemplada com uma ciclofaixa, que são espaços pintados nas ruas e avenidas sinalizando onde os ciclistas devem circular. Essas faixas dividem espaço com os carros, mas dão exclusividade ao ciclista em determinadas faixas da via. Ao longo do trecho na Avenida Gaturamo, o projeto prevê a retirado do estacionamento.  O projeto cicloviário de Arapongas pretende ainda ligar os eixos da Rua Tangará, do Jardim Petrópolis e do Jardim Aeroporto. “A ideia é estender a ciclofaixa até o Hospital João de Freitas, e dali para frente, na região do Jardim Tropical, vamos precisar do consentimento do DER, que mantém o domínio da faixa”, explica Junior, ressaltando que a implantação completa do projeto cicloviário pretende ligar o anel central a diversos bairros da cidade. 

REFORMA 

Arapongas já possui, atualmente, uma ciclovia que margeia a linha férrea pela Avenida Maracanã, no Parque Industrial, e que deverá ser recuperada ao longo das etapas do projeto. Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são vias exclusivas para ciclistas, separadas fisicamente das vias de veículos por canteiros, calçadas, ou meio fio, e onde é proibida a circulação de carros, motos e pedestres. 

Com a reforma da ciclovia e implantação de ciclofaixas, a intenção é priorizar o uso das bicicletas, que já é tradição em Arapongas e uma tendência das cidades em crescimento, de acordo com o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Antônio Aparecido de Oliveira. “O uso das bicicletas reduz o fluxo viário, a poluição e o número de acidentes por velocidade, o que tem sido comprovado em diversas cidades brasileiras”, ressalta o secretário. Para o prefeito Antônio José Beffa, o crescimento constante da cidade requer iniciativas que favoreçam a mobilidade urbana. “Mudanças de comportamento requerem tempo e paciência para serem implementadas, mas estamos pensando em nossa cidade planejada para o futuro”, avalia

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber