Mais lidas
Arapongas

Desembargador federal é homenageado em Arapongas

.

Festa na Colônia Esperança tem presença de vãrias autoridades autoridades, inclusive do consulado japonês | Foto: Sérgio Rodrigo
Festa na Colônia Esperança tem presença de vãrias autoridades autoridades, inclusive do consulado japonês | Foto: Sérgio Rodrigo

Autoridades políticas de Arapongas e moradores da Colônia Esperança recepcionaram ontem o Desembargador e presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de Porto Alegre-RS, Tadaaqui Hirose. Ele esteve no município para receber o Título de Cidadão Honorário indicado através da Câmara Municipal. A honraria foi proposta pelo vereador Aroldo Pagan (PHS), visto que o Desembargador cresceu na cidade, e, mesmo após sua ascensão na magistratura federal, continuou representando Arapongas em níveis estadual e nacional.

No início da tarde, Hirose e sua comitiva foram recebidos pelo prefeito padre Antônio José Beffa (PHS) em seu gabinete. Ao deixarem o Paço Municipal, eles seguiram para um chá da tarde na Colônia Esperança, onde foram prestadas diversas homenagens ao Desembargador, entre elas apresentações de cantos e danças milenares e contemporâneas japonesas pelo grupo da Associação Cultural e Esportiva de Arapongas (Acear). Ao fim das apresentações, Hirose plantou uma muda de cerejeira, símbolo dos samurais e da prosperidade no Japão. 

O Desembargador agradeceu a indicação do título e relembrou sua passagem por Arapongas. “Hoje, me vem à memória minha infância na cidade, as festas da igreja da Colônia Esperança, minha juventude na época do ginásio, a ida aos cinemas de Arapongas, e outros momentos. Me sinto agraciado com essa homenagem, que ficará marcada para sempre. Agradeço ao prefeito, à população e aos vereadores que aprovaram a indicação”, ressaltou Hirose.  Entre os membros da comitiva do Desembargador estavam autoridades, como o Toshio Ikeda, Cônsul Geral do Japão em Curitiba, que ressaltou que a entrega do título ao Dr. Hirose é motivo de honra à comunidade japonesa. “É gratificante estar aqui hoje, na Colônia Esperança, que foi colonizada por japoneses, e ver que a cultura nipônica permanece viva. Essa honraria ao sr. Hirose nos orgulha ainda mais”, observou o Cônsul.  

O prefeito Beffa ressaltou a satisfação de acolher Hirose na cidade. “O título honorário fixa a cidadania do Dr. Hirose em Arapongas, em um dia que ficará marcado na história do município”, disse. O autor do projeto, vereador Aroldo Pagan, salientou as benfeitorias que o Desembargador já realizou pela cidade. “O Dr. Hirose teve grande papel na implantação da Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal em Arapongas, e acreditamos que ainda vai fazer muito pelo município, agora como Cidadão Honorário”, observou Pagan. A solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário aconteceu mais a noite, às 19 horas de ontem, no Teatro “Vianinha”.

Prefeitura entrega projetos a cônsul

A prefeitura de Arapongas, através da secretaria municipal de Indústria e Comércio, realizou durante a cerimônia na Colônia Esperança a entrega de dois projetos ao Cônsul do Japão, Toshio Ikeda. “Um dos projetos, que prevê melhorias para a rodoviária de Arapongas, visa revitalizar o jardim ao seu entorno, com temas alusivos ao Japão. O segundo projeto prevê a construção de um passeio temático na Colônia Esperança, com lago, templo de meditação, pórticos e paisagismo, dentro do contexto japonês. “Entregando os projetos ao Cônsul, solicitamos sua ajuda na obtenção de recursos junto ao Japão, visto que nosso objetivo é preservar aquela cultura viva em nossa cidade”, explicou o secretário Pedro Paulo Nazario. (A.B.)

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber