Arapongas

Município confirma 223 casos de dengue

Da Redação ·
Agentes vistoriam imóveis em busca de focos de dengue (Foto: Divulgação)
Agentes vistoriam imóveis em busca de focos de dengue (Foto: Divulgação)

Os trabalhos de combate à dengue estão sendo intensificados em Arapongas. Os números atualizados ontem apontam para 223 casos positivos da doença. Outras 260 notificações de casos suspeitos aguardam resultado de exames. Por conta do avanço da doença, a prefeitura está mantendo a aplicação da fumacê e de bloqueios realizados por agentes de combate a endemias.

continua após publicidade

Segundo a coordenadora do Combate à Dengue, Aparecida de Oliveira dos Santos, nesta semana, o clima contribuiu para redução de novos casos suspeitos, mas a situação ainda pede muita atenção. “Essas confirmações que chegaram nesta semana são de casos detectados em abril. No mês passado, estávamos encaminhando cerca de 30 casos suspeitos por dia para exames no Lacen. Nesta semana, este volume já caiu para 6 a 7 casos por dia”, comenta.

Aparecida alerta que os agentes e as ações estão sendo concentrados nas regiões onde existem mais notificações da doença ou casos confirmados. O trabalho também vem alertando a população para redobrar os cuidados em relação ao mosquito transmissor da dengue.

continua após publicidade

“Sem ajuda da população, não temos como refrear a doença. O agente não pode ir todo dia na casa das pessoas, os moradores precisam colaborar e eliminar o acúmulo de água parada.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça, dor detrás dos olhos, manchas na pele, náuseas e vômitos e dores nas articulações. Se os sintomas forem reconhecidos, é fundamental procurar um médico o mais rápido possível.