Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Arapongas aposta em LED e energia solar

.

Sistema de LED ilumina mais e tem maior durabilidade (Divulgação)
Sistema de LED ilumina mais e tem maior durabilidade (Divulgação)

As ruas de Arapongas estão mais iluminadas. De dezembro de 2014 para cá, foram implantadas 232 luminárias de LED pela cidade – 150 delas somente na Avenida Arapongas. A Rua Rouxinol também foi beneficiada com essas lâmpadas mais modernas, e na Rua Araras seguem em estado de teste mais luminárias. O município é um dos poucos da região onde a prefeitura assumiu a iluminação pública. Depois das lâmpadas de LED, a novidade agora são as lâmpadas movidas a energia solar.

A Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar) já instalou alguns equipamentos piloto para testes em alguns pontos da cidade. Os postes são fabricados em fibra de vidro, com luminárias de LED com baterias internas - dispensando o uso de baterias de chumbo, e com painéis solares. De acordo com o engenheiro eletricista da Codar, Diego Sanches, a facilidade da implantação desse tipo de poste é uma de suas vantagens. “Eles não dependem de implantação elétrica, são mais leves que os metálicos e por isso não dependem de guincho. O painel solar garante ainda a economia de energia – as lâmpadas são carregadas de dia, por luz solar, e iluminam à noite, e sua bateria dura até três dias”, explica o engenheiro eletricista.

Os postes alimentados por energia solar foram testados no Cemitério Municipal e no Parque das Nações. “Por ser novo e, portanto, mais caro, estamos avaliando bem o produto. Mas, futuramente, o plano é instalar o novo modelo de lâmpadas no Parque dos Pássaros”, complementa o presidente da Codar, Alberto de Oliveira Junior.

Já a utilização de lâmpadas de LED passou no teste. Segundo o engenheiro Diego Sanches, o consumo desse tipo de lâmpada é cerca de 50% menor que as convencionais. “Com as luminárias comuns, de 400 Wats, o gasto era maior e a luminosidade menor. Já as de LED, de 236W, apesar da menor potência, tem melhor eficiência. Além da economia, nota-se que a avenida ficou muito mais iluminada com as novas lâmpadas”, ressalta Sanches.

Ainda segundo o engenheiro, a Codar vem testando vários modelos de fabricantes diferentes luminárias de LED, para vários tipos de aplicações. A companhia conseguiu ainda uma garantia de 10 anos das luminárias, ou seja, a iluminação das ruas está segura. “A troca das luminárias foi notada e apreciada pela população, que reclamava da escuridão das ruas. Além da maior segurança, as novas luzes melhoraram o trânsito da avenida durante a noite e valorizaram o comércio local”, observa Sanches.

EXPERIÊNCIAS - Alguns bairros deficientes de iluminação e com modelos de braços mais curtos estão sendo atendidos com modelos maiores e lâmpadas mais eficientes. No Conjunto Corina Pugliese já é realizada a substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio (80 Wats) por vapor de sódio (70 Wats), que proporcionam maior luminosidade e economia. 

O projeto da Codar é estender, em breve, as melhorias da iluminação pública por todo o município.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber