Arapongas

Secretaria anuncia abertura de espaços culturais em Arapongas

Da Redação ·
Secretaria anuncia abertura de espaços culturais em Arapongas - Foto: Delair Garcia
Secretaria anuncia abertura de espaços culturais em Arapongas - Foto: Delair Garcia

A secretaria da Cultura, Lazer e Eventos de Arapongas anunciou ontem a data de reabertura do Cine Teatro Mauá, que está prevista para o dia 08 de maio, e a inauguração de espaços culturais como o Museu de Artes e História de Arapongas (MAHRA) e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em solenidades que serão realizadas no mês que vem.A secretária Édina Maria de Azevedo Kümmel destaca os trabalhos de reformas realizados nos espaços e a prioridade que o município tem dado ao investimento em cultura.

“Trabalhamos em vários projetos ao mesmo tempo, e o nosso foco tem sido as reformas para que espaços até então não utilizados sejam usufruídos pela população com muita arte, cultura e saber”, declara a secretária.Conforme programação da secretaria, a reinauguração do Cine Mauá, no dia 08 de maio às 20h, irá contar com a apresentação da Big Band em parceria com as escolas de dança do município.

A entrada será franca, porém com números de ingresso limitados de acordo com a capacidade do local. Vale lembrar que o espaço está desativado desde o final de 2011, quando um vendaval atingiu a estrutura destelhando parte do prédio, o que ocasionou a degradação do palco, das luzes cênicas e das instalações elétricas uma vez expostos ao sol e chuva. O espaço entrou em reforma em agosto de 2014, com a recuperação da estrutura e da rede elétrica, iluminação e equipamentos de segurança.

O ambiente será palco, inicialmente, de apresentações artísticas, e as exibições de filmes ainda serão definidas após ajustes. Já a abertura para amostra do acervo do Museu de Artes e História de Arapongas (MAHRA) acontece no dia 15 de abril, às 20h, no antigo Paço Municipal, com a exposição “Mulheres Admiráveis”.

Segundo Édina, o museu deve passar ainda por um processo de readequações para futuros projetos e mostras.No dia 8 de abril, às 10h, será aberto a comunidade o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Zona Sul. O espaço público será estruturado para integrar atividades culturais, esportivas e de lazer, qualificação ao mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência, inclusão digital, de modo a promover a cidadania aos moradores da região.

O local passa pelos últimos reparos.A Secretaria divulgou ainda a inauguração do Espaço Municipal de Artes (EMA), na Praça Mauá, prevista para agosto deste ano. O projeto já acontece através da parceria entre a Secretaria de Cultura e de Assistência Social, e promove a formação artística de cerca de 200 alunos em disciplinas de teatro, ballet, canto coral, violão, flauta, etc.

continua após publicidade