Arapongas

Governo entrega ao Hospital João de Freitas novo raio-x digital

Da Redação ·
Foto: Array
Foto: Array

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (22) um moderno aparelho de raio-x de 600ma para melhorar o atendimento de pacientes do Hospital Regional João de Freitas, em Arapongas. O novo aparelho é digital e garante mais agilidade e qualidade no diagnóstico de fraturas e outras lesões. 

continua após publicidade

O raio-x será instalado no Pronto-Socorro do hospital e substituirá um equipamento analógico, que funcionava há mais de 20 anos e não permitia conexão com outros aparelhos eletrônicos. 

O investimento faz parte do programa HospSUS, que destina recursos para fortalecer a rede de hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. O João de Freitas é um hospital filantrópico mantido pela Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer. Mais de 90% dos atendimentos são realizados através do Sistema Único de Saúde. 

continua após publicidade

MODERNIZAÇÃO 

De acordo com o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, o Governo do Estado tem dado atenção especial ao Hospital João de Freitas por ser uma das referências da rede Paraná Urgência na região norte. “A unidade cumpre um papel importante na assistência aos casos de urgência e emergência, se destacando como um dos prontos-socorros mais movimentados da região. Por isso, temos investido forte em recursos de custeio e capital para apoiar o hospital nesse amplo processo de modernização que a direção vem promovendo nos últimos anos”, destacou. 

continua após publicidade

NOVA UTI 

Durante a solenidade de entrega do aparelho, a direção do hospital informou que as obras de ampliação da UTI adulto já estão em fase final de execução e que o serviço deve ser inaugurado ainda no primeiro trimestre. “Serão 20 novos leitos de UTI adulto, ampliando para 68 o número de leitos deste gênero no hospital. Quem ganha com isso é a população que terá à disposição uma estrutura ainda mais qualificada”, disse o médico radiologista do hospital, Roberto Koch. 

A obra da nova ala de UTI, iniciada em abril de 2014, foi custeada pelo hospital. Já os equipamentos, no valor de R$ 1,5 milhão, estão sendo adquiridos com recursos do Governo do Estado. Entre os itens contemplados estão ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros e outros aparelhos necessários para o funcionamento do serviço.