Arapongas

Clima natalino já ganha as ruas de Arapongas

Da Redação ·
Foto: Divulgação Acia
Foto: Divulgação Acia

Com a chegada do ano, ruas de Arapongas já se preparam para receber as luzes e enfeites natalinos. Profissionais contratados pelo convênio entre Acia e Secle (Secretaria da Cultura, Lazer e Eventos) terminam, ainda em novembro, de instalar no centro, em alguns bairros e no distrito Aricanduva doze mil metros de mangueira luminosa, 80 refletores e quase 350 enfeites. Mais lugares agora foram enfeitados. “Tudo funciona a partir de partir de 05 de dezembro, quando chega o Papai Noel", diz Geison Cortez Presidente da Associação Comercial.

continua após publicidade

Cortez explica que a ampliação atende parte das reivindicações de lojistas. "Fizemos o possível, segundo a disponibilidade financeira." Rachada na prática meio a meio, a Decoração custa quase duas centenas de milhares de reais. Esse dinheiro vem da Prefeitura e da Acia. De mais ninguém.

“Tentamos fazer o melhor possível para dirimir as restrições financeiras, o que é muito difícil. A equipe da Édina [Kümmel, secretária da Cultura], que tem muita criatividade, se virou muito bem”, afirma o presidente da Associação.

continua após publicidade

Regiões incluídas

Entram na Decoração 2014 as avenidas Gaturamo e Seriema, Vila Aparecida e distrito Aricanduva. “Enfeitamos também as esquinas da Avenida Arapongas, rotatórias, inclusive a do conjunto Flamingos, o canteiro da parte duplicada da Rua Rouxinol e as praças Mauá e da Igreja Matriz”, detalha.

O que tem

Muita luz, pinheiros, araucárias, bonecos de neve, arabescos, velas, caixas de presente, estrelas etc. A Decoração reaproveita enfeites de anos anteriores, desfila com novas peças e investe pesado na magia. “Vamos encantar a população", enfatiza Geison Cortez. Ele afirma que tudo esse ano foi fabricado, até os 200 arabescos que sobem a postes e palmeiras. “Ano passado locamos bastante coisa, mas agora preferimos fabricar, pois assim essas peças passam a integrar o cabedal de enfeites de Arapongas.