MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Estudo da Prefeitura de Arapongas elenca principais ‘nós’ do trânsito

Transporte público deficiente, uma linha férrea que divide o centro da cidade em dois, trânsito concentrado e falta de acessibilidade em calçadas. Estes estão entre os principais problemas relacionados a mobilidade já elencados em Arapongas e levantados d

Da Redação

·
 Linha férrea que corta a cidade é um dos problemas mais recorrentes do município - Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Linha férrea que corta a cidade é um dos problemas mais recorrentes do município - Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2014, 15:18:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Transporte público deficiente, uma linha férrea que divide o centro da cidade em dois, trânsito concentrado e falta de acessibilidade em calçadas. Estes estão entre os principais problemas relacionados a mobilidade já elencados em Arapongas e levantados durante a formatação do Plano de Mobilidade Urbana, que surge com o intuito de mudar o alvo do problema para apontar as soluções. A ideia é que todas as cidades brasileiras apresentem seus planos ao Ministério das Cidades até 2015. Em Arapongas, os estudos ainda estão em fase embrionária.

continua após publicidade

O principal objetivo do Plano de Mobilidade Urbana é incentivar a população a utilizar todos os recursos existentes para se deslocar, colocando o carro em último lugar. A intenção é diminuir as atuais condições críticas de tráfego nas cidades do país. Para tal, é necessário que cada município desenvolva um planejamento considerando outros meios de transporte que possam substituir, em partes, os veículos - com investimentos para os ciclistas, pedestres e no próprio transporte público.

De acordo com o secretário de Obras do município, Pedro de Marco Júnior, o intuito do Plano de Mobilidade é equalizar os problemas e as soluções, para que, em um segundo momento, ações comecem a ser desenvolvidas para melhorar a mobilidade do munícipe.

continua após publicidade

“Na prática, o plano compila os problemas e as soluções a partir de um estudo detalhado sobre regiões da cidade, população e todos os meios de transporte, para que futuramente cada município possa caminhar rumo às soluções. É algo complexo, que demanda tempo e estudos extremamente detalhados”.

No hall de problemas gerais listados pela pasta, está o acúmulo de frota na região central, a linha férrea cortando a cidade, o excesso de ciclistas trafegando entre veículos, entre outros.

“Todos esses problemas atrapalham a mobilidade da população. O plano listará cada um deles e apontará as possíveis soluções, como a criação de mais ciclovias, a implantação de uma avenida de ligação interbairros. Enfim, o objetivo é equalizar problemas e soluções e apresentá-las ao Ministério para que, no futuro, essa situação possa ser revertida”.

continua após publicidade

Todos os problemas e as possíveis soluções estão em fase de estudos pela Secretaria de Obras, que prefere não afirmar um prazo para que o material seja concluído. Embora o Plano vá apontar soluções para os problemas atuais, a resolução dos mesmos demanda tempo e recursos. Por isso, ainda não se pode dizer quando as questões pontuadas como problemáticas serão efetivamente resolvidas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Estudo da Prefeitura de Arapongas elenca principais ‘nós’ do trânsito "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!