Arapongas

Carceragem de Arapongas ganha 54 novas vagas

Da Redação ·

Foi inaugurada durante a manhã desta terça-feira (11) uma nova ala da carceragem de Arapongas, que fica anexa à Delegacia de Arapongas, na Rua Tucanos, região central da cidade.

continua após publicidade

A nova ala, composta de nove celas, com capacidade para 06 detentos (totalizando 54 vagas) é equipada com espaço para higiene dos detentos, pequenas janelas para entrada de sol e também um espaço, coberto com grades de metal para banho de sol dos presos. A nova carceragem deve atender o problema atual da superlotação do local. Atualmente a carceragem, com capacidade para 38 presos, tem 195 presos homens e 15 mulheres.

Durante a inauguração, ocorrida às 9h estiveram presentes diversas autoridades como o antigo delegado Osnildo Carneiro Lemes, um dos idealizadores da nova ala, Marcelo Sakuma, o atual Delegado de Arapongas, a promotora de Justiça Patrícia Macedo, e o presidente do Conselho da Comunidade de Arapongas, Manoel Martins de Oliveira, quem encabeçou o projeto e organizou arrecadação de fundos para construção do espaço.

continua após publicidade

O espaço foi custeado com recursos da própria comunidade e de empresários que se mobilizaram buscando uma solução para o problema da segurança e de constantes rebeliões que ocorriam no local. "Tivemos ai, altos e baixos, nossa esperança era ter inaugurado o espaço já há muito mais tempo, pudemos fazer a obra graças a ajuda dos empresários que apoiaram o projeto" destaca o presidente. Segundo Manoel, o valor atual da obra ficou em cerca de R$ 130 mil reais. "Sem dúvida, acho que conseguirmos concluir a obra, com recursos de empresários, só reflete o quanto a comunidade, no geral, apoia e entende a importância de se construir esse novo espaço", concluiu Manoel. As celas foram construídas em um espaço onde até então era utilizado para guardar carros apreendidos

Diversos representantes de empresas apoiadoras estavam presentes na inauguração, entre as empresas apoiadoras estavam Santa Alice Loteadora S/A, Supermercado Verona, Imobiliária Bertoni, SIMA, Expoara, Cetec, Simbal, Associação Comercial de Arapongas. De acordo com o delegado Marcelo Sakuma, não há ainda previsão para que o espaço seja ocupado. " Será feita ainda uma análise técnica da obra, para verificarmos as condições, a Secretaria de Justiça do Estado (SEJU) irá avaliar também a situação do local e, só em seguida, poderemos iniciar o processo de instalação dos detentos", informou o delegado.

continua após publicidade

Espaço irá abrigar 54 detentos - Foto: Dirceu Lopes

“Essa nova ala foi iniciada por uma determinação da polícia de trazer as mulheres para essa carceragem local, a carceragem já estava lotada bem acima da capacidade e a comunidade sentiu a necessidade de fazer algo para conter o problema, tanto da falta de segurança quanto das recentes rebeliões, logo, a comunidade tentou se mobilizar através do conselho para fazer algo, amparado pela comunidade” citou a Juiz Dra. Raphaella Benetti da Cunha Rios.

Confira matéria completa na edição desta quarta-feira (12) da Tribuna do Norte