Arapongas

Selo ambiental certifica 22 empresas de Arapongas

Da Redação ·
Iniciativa valoriza as indústrias do Polo Moveleiro - Foto: Divulgação
Iniciativa valoriza as indústrias do Polo Moveleiro - Foto: Divulgação

Vinte e duas empresas foram premiadas nesta semana na 2ª edição do Prêmio Ecoselo, promovido pelo Sindicato das Indústrias Moveleiras de Arapongas (Sima). O prêmio analisa e certifica as empresas que participam do Programa de Gestão Ambiental no Polo Moveleiro da cidade a partir dos níveis de desempenho ambiental.

continua após publicidade

De acordo com o Diretor Executivo do Sima, Silvio Luiz Pinetti, o Ecoselo é um prêmio que reconhece o respeito dos empresários com seus colaboradores, o correto manejo de resíduos industriais e as ações internas de conscientização ambiental. 

“As empresas que utilizam na sua fonte de matéria prima produtos renováveis, que têm ambientes de trabalho qualificados aos funcionários e fazem o destino correto dos resíduos industriais são agraciadas com o selo. De acordo com o nível de desempenho ambiental as empresas são premiadas em três categorias (ver quadro). O objetivo é fazer o reconhecimento das empresas que têm os processos industriais próximos do ideal, no que diz respeito ao meio ambiente, além de incentivar as que estão engatinhando para isso”.

continua após publicidade

As empresas que participam do Programa de Gestão Ambiental da cidade se inscrevem e,a partir daí, o Sima vai até a empresa, faz um levantamento de dados e dá orientações para que ela se adeque ambientalmente.

Segundo Pinetti, o reconhecimento da responsabilidade ambiental atrai o consumidor, que dá preferência a produtos que tenham sido produzidos causando o menor impacto ambiental possível. “Os consumidores têm buscado produtos que foram produzidos respeitando o meio ambiente. Ter um reconhecimento como o Ecoselo faz a diferença a nível de mercado”, afirma.

Sócio-proprietário e diretor industrial da empresa de móveis Vila Rica - uma das agraciadas -, Vicente Lopes Munhoz, afirma que todo o processo de produção na empresa valoriza o ambiente de trabalho dos profissionais, além de reduzir os impactos ao meio ambiente. “A Vila Rica possui uma política operacional que leva em conta a saúde, a segurança das pessoas, e a proteção do meio ambiente por meio da minimização dos impactos causados no desempenho de suas atividades”. 

continua após publicidade

O Ecoselo é uma certificação emitida a partir de vistorias periódicas, onde são avaliados vários critérios, desde documentação como: documentação e licenciamento, resíduos, efluentes, emissões atmosféricas, ruído ambiental, saúde e segurança ocupacional, inflamáveis e recursos naturais. 

Como o certificado tem validade de um ano, as empresas devem estar constantemente investindo em suas ações ambientais para não perder o prêmio.