Arapongas

Apucarana e Arapongas ficam de fora; Ivaiporã tem um eleito

Da Redação ·
Com quase 301 mil votos, Ratinho Júnior (PSC) novamente foi o deputado mais votado da eleição, repetindo o feito do pleito de 2010, quando se elegeu deputado federal - Foto: Delair Garcia
Com quase 301 mil votos, Ratinho Júnior (PSC) novamente foi o deputado mais votado da eleição, repetindo o feito do pleito de 2010, quando se elegeu deputado federal - Foto: Delair Garcia

Vinte e três dos 24 candidatos da região, que disputavam cadeiras na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional, foram derrotados nas urnas ontem nas eleições 2014, incluindo o araponguense Waldyr Pugliesi, deputado pelo PMDB, que não obteve reeleição. O único representante local bem sucedido foi o ex-senador Sérgio Souza, de Ivaiporã, que garantiu cargo na Câmara Federal.

continua após publicidade

Com quase 301 mil votos, Ratinho Júnior (PSC) novamente foi o deputado mais votado da eleição, repetindo o feito do pleito de 2010, quando se elegeu deputado federal.

Os candidatos de Apucarana obtiveram apenas suplências. Caso do empresário apucaranense Sérgio do Cristma (PSDB), que concorria a deputado estadual, e conquistou 24.459 votos, sendo 18.787 só em Apucarana. Mesmo perdendo a eleição ele agradeceu ao apoio de seus eleitores. “Quero agradecer a cada uma das 18.787 pessoas de Apucarana, e os 5.672 amigos de outras cidades que confiaram em mim seu valoroso voto”, disse o candidato, que obteve a quarta suplência de sua coligação. 

continua após publicidade

Sérgio afirma ter ficado satisfeito com o número de votos alcançados, porém, lamenta que o município não tenha eleito um representante na Câmara dos Deputados.

“Dentro das nossas limitações fizemos uma campanha comprometida, limpa e sem ataques”, afirma.

Com 19.222 votos, o candidato do PSB, José Scarpelini, não se elegeu deputado federal, no entanto, tornou-se o primeiro suplente do partido. “Tive uma votação relativamente baixa em Apucarana com 16 mil votos. De qualquer maneira não deixa de ser relativamente boa para o tipo de campanha que fiz diante das condições”, comenta.

continua após publicidade

Scarpelini avalia que Apucarana apresentou uma votação inexpressiva para os candidatos regionais, diante de um colegiado de 94 mil eleitores.

Ex-vereador apucaranense Aldivino Marques da Cruz Neto (PSC), o Val, precisava de 23 mil votos para se eleger como deputado estadual, contudo, arrecadou 15.576, sendo 14.600 só em Apucarana, em sua primeira candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa.

“Enfrentamos todas as grandes forças políticas de Apucarana, com poucos recursos. Tive um grande apoio da população, mostrando que fazer a coisa certa também dá resultado”, diz.

continua após publicidade

IVAIPORÃ

Com mais de 77 mil votos, o advogado e ex-senador Sérgio Souza garantiu uma cadeira na Câmara Federal. Essa é a primeira eleição disputada por ele, que assumiu como senador após a nomeação de Gleisi Hoffman para Casa Civil, em junho de 2011 e ficou no cargo até fevereiro deste ano.