Arapongas

Arapongas conquista Universidade Gratuita

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Arapongas conquista Universidade Gratuita
fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Arapongas
Arapongas conquista Universidade Gratuita

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Educação obteve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ter um polo do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município. O projeto UAB, do Ministério da Educação, teve seu primeiro edital em 2005, com o objetivo de selecionar polos municipais de apoio presencial e de cursos superiores de Instituições Federais de Ensino Superior na Modalidade de Educação a Distância para a UAB. O município de Arapongas participou da seleção, pela primeira vez, no edital de 2013 e, após vistorias e apresentações de projetos, conquistou o polo municipal que disponibilizará inicialmente o curso de pedagogia.

A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, conta que a equipe foi informada do chamamento público para participar da seleção em 2013 e rapidamente preparou o dossiê completo, onde constava a apresentação do município como, a necessidade de ter um polo, propostas, características da cidade e o compromisso do prefeito para com o polo. "Imediatamente nossa equipe empenhou-se para elaborar a documentação que apresentasse o interesse e a necessidade do município em obter o polo. Contamos com o apoio imprescindível do prefeito Padre Beffa, que de pronto sonhou junto conosco e comprometeu-se com a iniciativa", destaca.

Em outubro de 2013 a secretaria foi convocada juntamente com vários municípios para apresentar a defesa do polo no município de Arapongas à uma banca em Curitiba. Algumas Universidades estavam presentes na ocasião, onde a apresentação convenceu a banca e conquistou uma grande parceira, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A partir desse momento a UEPG e a CAPES iniciaram as vistorias na E.M. Antonica Giroldo Franciosi, escolhida para ser o polo por apresentar fácil acesso aos interessados, obter salas ociosas no período noturno e condições iniciais de estrutura. As vistorias solicitaram algumas adaptações arquitetônicas, como acesso para pessoas com deficiência e uma sala exclusiva para a biblioteca da UAB. A Secretaria de Educação trabalhou e atendeu as exigências da vistoria, o empenho resultou na conquista do polo, divulgada nesta semana pela CAPES.

O polo de apoio presencial será mantido pelo município e poderá receber cursos a distância de diferentes instituições, permitindo atender todo o território nacional, com a interiorização do ensino superior. O atendimento do aluno nas etapas presenciais (30% da carga horária) ocorrerá no polo, onde funcionarão salas de aulas, bibliotecas e laboratórios. Arapongas já está com as inscrições abertas para o curso de pedagogia, que disponibilizará 50 vagas para início em 2015, sendo 25 para professores do município e 25 para os interessados em geral . A equipe da Secretaria de Educação juntamente com o prefeito assinou ofício solicitando para 2016 os cursos de educação física, letras e história, os quais serão analisados.

"É a realização de um sonho, nós acreditamos, lutamos, enfrentamos e conseguimos realizar. Esta conquista soma ao nosso objetivo de valorização do professor, ofertando educação, compreendendo a formação inicial e continuada, obtendo assim profissionais preparados para o nosso município, os quais transmitirão o conhecimento aos nossos pequenos alunos", declarou a secretária de Educação. O prefeito Padre Beffa parabeniza a Secretaria de Educação que não mediu esforços para que a UAB em Arapongas acontecesse. "Este é um passo importantíssimo para a nossa educação, um polo de ensino superior gratuito em nossa cidade que também trará pós-graduação gratuita. Realmente parece um sonho distante, mas nós acreditamos e buscamos essa realidade. Vamos formar profissionais que darão retorno na educação da nossa comunidade", enfatizou o prefeito.

As inscrições para o vestibular do curso de pedagogia estão abertas até o dia 30 de setembro, as provas serão no dia 16 de novembro de 2014 na E.M. Antonica Giroldo Franciosi. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Os interessados devem acessar o Portal da UEPG no link abaixo
http://www.cps.uepg.br/home/index.php/2013-06-11-19-55-36/uab

continua após publicidade