Arapongas

‘Cidade Digital’ finaliza instalação de torres wi-fi

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia ‘Cidade Digital’ finaliza instalação de torres wi-fi
fonte: Foto: Divulgação
‘Cidade Digital’ finaliza instalação de torres wi-fi

Nove torres já foram instaladas em Arapongas para garantir sinal de internet gratuito para população. A ação é parte do projeto Cidade Digital que também prevê a interligação de todos os setores da administração pública municipal.

continua após publicidade

O sinal de internet estará disponível aos munícipes em torno de alguns prédios públicos, como unidades de saúde e escolas municipais. Segundo o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Vagner Mantovani, nos próximos dez dias serão instalados 44 postes de distribuição de sinal wi-fi, finalizando a primeira etapa da instalação da infraestrutura do projeto.

“Até o momento tudo está correndo conforme o cronograma. Enquanto encerramos a primeira etapa com as torres e postes, aguardamos a aprovação do projeto do anel óptico junto à Copel”, explicou. Mantovani acrescenta que, devido ao congestionamento nos postes do centro da cidade, a Copel solicitou ajustes no projeto, para introduzir novos trechos para encaminhar a fibra óptica.

continua após publicidade

O prefeito Antônio José Beffa destacou o cuidado da administração na realização do projeto, que tem ações complexas e criteriosas. “Este é um passo marcante da administração pública municipal, que busca servir a população e, a partir da finalização do projeto, gerar a inclusão digital”, enfatizou o prefeito.

De acordo com Mantovani, a instalação do anel óptico será iniciada após a aprovação da Copel e a expectativa é de que até dezembro de 2014 a rede comece a entrar em operação para os testes iniciais que, após concluídos, possibilitarão a gradativa liberação dos pontos de acesso gratuito à internet, além da rede corporativa da Prefeitura.

“O projeto é complexo e exige muitas atividades paralelas àquelas diretamente ligadas à tecnologia e temos recebido muito apoio dos colegas da área de engenharia da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano em situações específicas do projeto, além do apoio da Guarda Municipal, que nos auxiliou na logística de instalação das torres e postes, organizando o trânsito nos locais”, finalizou.