Arapongas

Arapongas melhora sinalização em ciclovia no Parque Industrial

Da Redação ·
Foto: Sérgio Rodrigo
fonte:
Foto: Sérgio Rodrigo

A Prefeitura de Arapongas iniciou um trabalho para implantação de sinalização inédita para ciclistas e motoristas. Ao longo de todos os cruzamentos da ciclovia, paralela a linha férrea, estão sendo pintadas faixas vermelhas para aumentar a segurança no tráfego de quem vai de bicicleta. A nova sinalização e a recuperação da pintura asfáltica já existente deverá ser implantada em todo o Parque Industrial.

continua após publicidade

De acordo com o diretor de Trânsito do município, Antônio Aparecido de Oliveira, a medida ajuda a fortalecer esse tipo de transporte. “Dada a quantidade de ciclistas que temos em nosso município, principalmente pessoas que trabalham no Parque Industrial e utilizam a ciclovia todos os dias para irem ao trabalho, o prefeito (Antônio José) Beffa solicitou que fizéssemos um serviço de recuperação”.

O sucesso da medida, entretanto, depende da conscientização dos motoristas em respeitar a sinalização e não fechar o caminho dos ciclistas. É a opinião do ciclista Angenor Arantes, que utiliza o bicicleta todos os dias para ir e voltar do trabalho. “Nós que usamos a bicicleta só temos a ciclovia como um lugar seguro para andar, na rua os carros não respeitam. Com essa nova sinalização, a esperança é de que os motoristas sejam mais atenciosos com os ciclistas, esperamos que com a faixa vermelha eles acabem respeitando a nossa passagem”, disse.

continua após publicidade

A Diretoria de Trânsito pretende sinalizar com faixa vermelha todos os cruzamentos que margeiam a linha férrea, onde existe ciclovia, que tem cerca de 7 km. Além disso, um projeto tem refeito a pintura asfáltica já existente em todo o Parque Industrial.

ESPORTE

Além de centenas de funcionários do Polo Industrial, que utilizam a bicicleta como transporte para se dirigirem ao trabalho, muitos araponguenses também utilizam o meio como lazer e esporte. Quinzenalmente a secretaria de Esportes do município realiza a chamada “Pedalada Noturna”, que leva para as ruas uma média de 150 ciclistas por edição do evento. Na noite de hoje, por exemplo, tem circuito a partir das 19h30.

continua após publicidade

“Temos um número considerável de pessoas que, além do transporte, utilizam a bicicleta como esporte e lazer. A Pedalada Noturna surgiu com o objetivo para que estas pessoas participem de um momento onde é possível pedalar com segurança pela cidade”, explicou o diretor técnico da Secretaria de Esportes, Rogério Garcia.

A pasta informou que tem tentado, junto a secretaria de Obras, viabilizar mais ciclovias no município, além da que já existe. “Existe um projeto que prevê a instalação de uma ciclovia no entorno do Bosque dos Pássaros. A Secretaria acredita que seja importante a criação de mais espaços destinados aos ciclistas em nosso município”, justifica.