Arapongas

Delegado da 30ª DRP de Arapongas é transferido

Da Redação ·
Osnildo Carneiro Lemes tem cerca de 40 anos de carreira como delegado - Foto
Osnildo Carneiro Lemes tem cerca de 40 anos de carreira como delegado - Foto

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) publicou portaria determinando a substituição do atual delegado de Arapongas, Osnildo Carneiro Lemes. Nos próximos dias, a 30º Delegacia Regional de Polícia de Arapongas deverá ser assumida pelo então delegado da cidade de Iporã, Carlos Marcelo Sakuma.

A Portaria nº 2757, publicada ontem, justifica a dispensa do delegado por suas manifestações à imprensa declarando insatisfação com a infraestrutura da unidade de Arapongas. De acordo com a portaria, a decisão foi baseada “considerando que o servidor declarou à imprensa local que estaria insatisfeito com a infraestrutura da unidade e caso não fosse atendido iria embora”. 

Osnildo foi um dos responsáveis por levantar a bandeira da necessidade de uma Subdivisão em Arapongas, que está em vias de ser finalmente instalada na cidade, e também coordenou projeto da ampliação da cadeia local, que está sendo ampliada com recursos da comunidade.

Segundo ele, a justificativa da transferência confirma seu empenho em tentar melhorar as condições estruturais e de efetivo na cidade. “Analisando a motivação, eu fico satisfeito por ter entender que estou sendo removido pela minha tentativa de melhorar a estrutura e a situação da Polícia Civil. Em nenhum momento eu me senti desmotivado para tentar reverter este quadro. Há 11 meses eu estou batalhando para transformar a Delegacia em Subdivisão, não por satisfação própria, mas para melhor o atendimento da população araponguense no que tange a segurança pública. Saio com o sentimento de missão cumprida, sei que a Subdivisão é uma realidade muito próxima”, comentou o delegado.


Desde que assumiu a Polícia Civil na cidade, Carneiro Lemes mantinha uma postura crítica em relação às condições estruturais e de efetivo no município. A delegacia tem apenas um delegado e 10 investigadores. “Eu nunca escondi a situação de calamidade a que Arapongas vive, sempre entendi que a população precisava saber da realidade para que isso fosse resolvido o quanto antes”, disse.


Osnildo Carneiro Lemes tem cerca de 40 anos de carreira como delegado, só no interior do Estado. Em Arapongas, assumiu em setembro de 2013. Com o afastamento, Lemes fica lotado na Divisão Policial do Interior, localizada em Curitiba. 

continua após publicidade