MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Evento reúne colecionadores da cidade

Um evento cultural voltado para aproximar os colecionadores do município. Com esse mote, a Secretaria de Cultura de Arapongas abriu espaço para que expositores pudessem, muitos pela primeira vez, mostrar ao público suas paixões. A exposição, que teve iníc

Da Redação

·
Keredine Ghannoun tem mais de mil peças em sua coleção
Icone Camera Foto por Foto: Thamiris Geraldini
Keredine Ghannoun tem mais de mil peças em sua coleção
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.08.2014, 08:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um evento cultural voltado para aproximar os colecionadores do município. Com esse mote, a Secretaria de Cultura de Arapongas abriu espaço para que expositores pudessem, muitos pela primeira vez, mostrar ao público suas paixões. A exposição, que teve início na última segunda-feira, apresentou uma coleção repleta de objetos de diversas pessoas aficionadas pelo hobby.

continua após publicidade

Durante o evento, é possível perceber que a atividade é multifacetada. É possível encontrar moedas, cédulas, figurinhas, bicicletas, cartões telefônicos, máquinas fotográficas, relógios, gibis, chaveiros e até carrinhos em miniaturas, todos objetos emoldurados a partir de escolhas pessoais que à vista parecem ter pouco valor a outras pessoas, mas que para os colecionadores são verdadeiros tesouros.

De acordo com o coordenador do Museu de Arte e História de Arapongas e organizador do 1º Encontro de Multicolecionismo, Gean Carlo Cereia, que acontece na Biblioteca Pública, a iniciativa tem como objetivo reunir os apaixonados por colecionar, além de estimular novos colecionadores. “Este evento abre os olhos de muita gente para o hobby de colecionar”.

continua após publicidade

Na opinião dele, apresentar itens colecionáveis é uma forma de cultivar a história e a cultura. “Tornar-se um colecionador é algo completamente cultural e histórico, porque, além de forçar o colecionador a estudar o contexto histórico e cultural da peça colecionada, manter um item é uma forma de preservar a história”, diz.
O colecionador e expositor Keredine Ghannoun, 45 anos, é um exemplo de que o ato ajuda a manter a história de épocas que não voltam mais. Dos mais de mil objetos colecionados por ele, entre relógios, moedas, câmeras, entre outros, a grande maioria é resultado de um longo período em que ele morou fora do país.

“Eu morei por 30 anos nos Estados Unidos, lá, desde criança, eu gostava muito dos Garage Sales [situação tradicional no país, onde se colocam à venda, no quintal das casas e em garagens, objetos que o proprietário quer se desfazer]. Desde aquela época eu adquiria objetos e ia colecionando. Hoje ter uma coleção como a que eu tenho, além de ser uma paixão, é uma forma de também memorar o que vivi fora do Brasil. Gostei muito da oportunidade de poder expor um pouco da minha paixão por objetos colecionáveis à outras pessoas”.

TROCAS

continua após publicidade

Além de poder expor suas peças, os colecionadores tiveram oportunidade de fazer trocas e vendas entre os demais expositores. “Como são peças antigas e muitas já nem existem mais no mercado, essa foi uma ótima oportunidade de fazer trocas de materiais entre os colecionadores.

Às vezes eu tenho um objeto repetido, que é do agrado de um outro colecionador e vice-versa. Essa permuta é muito proveitosa e nos ajuda a manter nossas coleções”, explica Ghannoun.


A Secretaria de Cultura, em parceria com o Museu de Arte e História de Arapongas, pretende tornar o evento de multicolecionismo constante no calendário cultural do araponguense. O projeto é fazer edições trimestrais dos encontros. Estima-se que a cidade tenha cerca de 60 colecionadores com grande acervo em atividade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Evento reúne colecionadores da cidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!