MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Arapongas é o único município do PR a racionar água

As chuvas registradas no fim de semana foram suficientes para fazer a Sanepar suspender o racionamento em cinco das seis cidades onde a medida havia sido adotada. Assis Chateubriand, Francisco Beltrão, Toledo, Ponta Grossa e Guarapuava já estão com a dist

Da Redação

·
prazo para que a Sanepar encerre o racionamento em Arapongas está programado para o dia 31 de março (Foto: Sérgio Tibi)
Icone Camera Foto por
prazo para que a Sanepar encerre o racionamento em Arapongas está programado para o dia 31 de março (Foto: Sérgio Tibi)
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2014, 08:24:00 Editado em 27.04.2020, 20:18:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As chuvas registradas no fim de semana foram suficientes para fazer a Sanepar suspender o racionamento em cinco das seis cidades onde a medida havia sido adotada. Assis Chateubriand, Francisco Beltrão, Toledo, Ponta Grossa e Guarapuava já estão com a distribuição de água normalizada. Arapongas é o único município onde o desabastecimento, além de ainda não ter sido interrompido, pode ter o prazo estendido. A medida foi iniciada no domingo.

continua após publicidade
confira também



Segundo o gerente regional da Sanepar, Luiz Alberto da Silva, as cidades onde o racionamento foi suspenso sofriam apenas com o problema da estiagem. “Os fatores da imposição do rodízio são diferentes dos de Arapongas. Nestas cidades, assim que choveu, o abastecimento voltou e o racionamento pôde ser suspenso”, diz.

Segundo ele, em Arapongas a situação é diferente e o rodízio de água foi implantado por três motivos: as altas temperaturas que aumentam o consumo, o desequilíbrio de produção e demanda e a necessidade de injeção de água no sistema.

“Nosso problema não é a falta de chuva. Eu não capto água em represa, se chover ou não, vou produzir 900 m³ de água por hora. O fator climático não influencia na produção de água, mas no consumo da população. Com a queda nas temperaturas tivemos um dos problemas resolvidos, mas o fato de um ter sido eliminado não anula os outros a ponto de eu conseguir encerrar o rodízio”, explica.

Antes do calor intenso, havia uma defasagem de 30% entre a produção e a demanda, o que provocava o desabastecimento desequilibrado em alguns pontos da cidade. Com o racionamento, a Sanepar tem conseguido reservar uma média de seis milhões de litros por dia.

Apesar da medida propiciar economia de água, o problema da defasagem só deve ser resolvido quando o primeiro poço for ativado. A previsão é que ele entre em funcionamento no começo de abril.

“Só vamos conseguir suspender o racionamento quando os três fatores estiverem resolvidos. Antes de conseguir ativar o primeiro poço é pouquíssimo provável que a gente suspenda o racionamento antes do prazo programado. É mais fácil estendermos este prazo do que diminuirmos”, acredita.

O prazo para que a Sanepar encerre o racionamento em Arapongas está programado para o dia 31 de março.

RECLAMAÇÕES
Mesmo com as críticas em torno do desabastecimento da cidade, o gerente regional da Sanepar, Luiz Alberto da Silva, garante que a Companhia sentiu uma redução de 70% no índice de reclamações.

A população, entretanto, está se mobilizando em um protesto pacífico que acontecerá neste sábado (22), às 16h, em frente à Sanepar. Até o fechamento desta edição, quase 200 pessoas haviam confirmado presença no evento que está sendo organizado em uma rede social na internet.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas é o único município do PR a racionar água "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!