Arapongas

Arapongas faz mutirão contra a dengue

Da Redação ·
Equipe do Programa de Combate à Dengue visita moradores da zona zul | Foto: Sérgio Rodrigo
fonte:
Equipe do Programa de Combate à Dengue visita moradores da zona zul | Foto: Sérgio Rodrigo

A Secretaria de Saúde de Arapongas, através do Programa de Combate à Dengue, realizou quinta-feira e ontem uma campanha preventiva e educativa de combate à dengue nos bairros localizados na zona sul da cidade. Equipes do programa visitaram casas e estabelecimentos comerciais distribuindo folhetos contendo orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegyti, transmissor da doença, e como proceder em caso de sentir os primeiros sintomas da doença.

Os agentes de saúde também pediram as pessoas para retirarem dos seus quintais todo tipo de recipiente que possa armazenar água da chuva e outros entulhos e os coloquem para fora das residências ou estabelecimentos comerciais. Na próxima segunda-feira, desde início da manhã, caminhões da Prefeitura estarão passando pela área recolhendo todos os materiais.
 

continua após publicidade
confira também



Segundo a coordenadora do programa, Aparecida de Oliveira, a região sul de Arapongas está sendo alvo deste arrastão, porque é onde se concentra a maior infestação do mosquito da dengue no município. Ela assinala que o índice de infestação naquela região está em 5,1%, enquanto em toda a cidade, no geral, o índice é de 0,7%, ou seja, abaixo do tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. Além disso, no ano passado foram registrados 61 casos de dengue no município, 19 deles na zona sul.

Nesta região, que compreende os conjuntos habitacionais Palmares, Padre Bernardo, Alto da Boa Vista e Jardim São Bento, entre outros ao redor, há aproximadamente 3 mil domicílios. Até final da tarde de ontem a meta era visitar 100% dos domicílios. “Onde as casas estão fechadas com as famílias ausentes, nós deixamos folhetos na caixa do correio”, afirma Aparecida.

“Nossa meta é eliminar todos os focos de dengue em Arapongas”, completa.
Segundo a 16ª Regional de Saúde de Apucarana, em janeiro já foram registrados 26 casos suspeitos de dengue nos 26 municípios de sua área de jurisdição.Nove são de Arapongas.