Arapongas

Começa a revitalização da Avenida Gaturamo

Da Redação ·
Prefeitura de Arapongas projeta fechar maioria dos canteiros da Gaturamo: segurança | Foto: Sérgio Rodrigo
fonte:
Prefeitura de Arapongas projeta fechar maioria dos canteiros da Gaturamo: segurança | Foto: Sérgio Rodrigo

A prefeitura de Arapongas iniciou, nesta semana, a revitalização da Avenida Gaturamo, que está entre as principais reivindicações do setor de trânsito no município. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos e proporcionar mais segurança em uma das mais movimentadas e perigosas vias do município.

Desde o início da semana, a prefeitura realiza as primeiras demarcações nas ruas Rendeira, Emu e Teu-teu, que dão acesso à Gaturamo. Elas passarão a ter sentido único, em sistema binário, e apenas um dos lados com estacionamento. Trechos específicos de outras três ruas do Jardim Aeroporto sofrerão mudanças similares. “Queremos melhorar a saída do bairro para a avenida”, justifica o diretor de Trânsito, Antônio Aparecido de Oliveira.

Caso não chova, os funcionários concluirão a fase de sinalização na próxima segunda-feira, com pintura horizontal e instalação de placas. “O trabalho no Jardim Aeroporto deve ser concluído na semana que vem”, confirma Oliveira. “Nesse período, pedimos a colaboração da população pelos transtornos decorrentes das obras”, complementa.
 

continua após publicidade
confira também



As intervenções viárias são a primeira parte do processo de revitalização da Avenida Gaturamo. Entre as mudanças previstas estão o fechamento de canteiros centrais, apontados como responsáveis por colisões e atropelamentos. “Ficarão apenas quatro aberturas nas ruas Capitão do Mato, Tico-Tico-do-Bico-Amarelo e Perdizes, que terão semáforos, além da Tico-Tico-Rei, onde será feita rotatória”, informa Aparecido.

O secretário de Obras, Pedro Paulo Bazana, acrescenta que serão construídas travessias elevadas para pedestres em frente ao Hospital João de Freitas e na Rua Tangará. “Assim, iremos prevenir atropelamentos”. O vice-prefeito afirma ainda não ser possível estimar custos nem prazos de conclusão.


TRÂNSITO COMPLEXO
A Gaturamo é uma das mais complexas vias de Arapongas, uma vez que, além do Hospital João de Freitas, dá acesso à companhia de Polícia Militar, Unopar e ao município de Astorga. Uma pessoa morreu na avenida ano passado. O pedreiro Roberto Costa, 45 anos, se cansou de ver acidentes de trânsito nos quatro anos que mora na Rua Rendeira, no cruzamento com a Gaturamo. “O acesso é difícil e muitos carros acabam fazendo manobras arriscadas para entrar”, afirma ele, que usa motocicleta para ir ao trabalho. “Tomara que essas mudanças sejam benéficas”, afirma.