Arapongas

"Avenida Arapongas sem carros" começou a valer ontem

Da Redação ·
A alteração tem animado os casais a trazerem seus filhos para o centro de Arapongas (Divulgação)
fonte:
A alteração tem animado os casais a trazerem seus filhos para o centro de Arapongas (Divulgação)

Começou a valer desde ontem (17) à noite a interdição para automóveis, em trecho de Avenida Arapongas, das 18h às 22h. Proposta pelo diretor de comércio da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia), Sérgio Oeda, a medida executada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) oferece mais conforto aos pedestres. "Nós objetivamos transformar a ida ao centro em um passeio agradável", disse Oeda. "Diminui até a poluição, tanto de gases emitidos pelos carros quanto sonora." 
 

continua após publicidade
confira também



Oeda explica que a interdição aconteceria apenas durante a semana, à noite, e só entre as ruas Tico-Tico e Drongo. Mas deu tão certo que lojistas solicitaram que se estenda à rua Falcão, e também de dia no sábado 21, em que comércio atende das 09h às 18h, e domingo 22, quando as lojas ficam abertas das 10h às 18h. "Já protocolizamos ofício na Secretaria hoje (18) pela manhã." 


Sem o empurra-empurra em calçadas cheias, o consumidor se esquece da hora. "A gente anda tranquilo e escolhe a loja com mais calma", disse Luiz Carlos Gonçalves. Isabela Medeiros concordou. "Agora as famílias podem sair para passear, porque só nas calçadas ficava muito apertado."

A alteração tem animado os casais a trazerem seus filhos para o centro de Arapongas. Eles afirmam se sentir mais seguros. "Nas calçadas é muito tumulto. E essa mudança facilitou para a gente com criança pequena."

Cláudia Alves da Silva garantiu que a interdição a automóveis "está sendo ótima." "Parece um calçadão", observou ela, afirmando que "estimula a gastar mais porque tem espaço para andar."