MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Arapongas abre 55 vagas de internação de dependentes químicos

Em Arapongas, mesmo os interessados em abandonar a drogadição não têm um canal especializado a recorrer. Nenhuma entidade voltada ao tratamento da dependência química atende no município de mais de 112 mil habitantes e oferta internamentos. Para suprir a

Da Redação

·
Arapongas abre 55 vagas de internação de dependentes químicos (Arquivo)
Icone Camera Foto por Reprodução
Arapongas abre 55 vagas de internação de dependentes químicos (Arquivo)
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.11.2013, 18:49:00 Editado em 27.04.2020, 20:22:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em Arapongas, mesmo os interessados em abandonar a drogadição não têm um canal especializado a recorrer. Nenhuma entidade voltada ao tratamento da dependência química atende no município de mais de 112 mil habitantes e oferta internamentos. Para suprir a carência, a prefeitura trabalha para credenciar duas instituições. Com isso, a intenção é abrir 55 vagas, cinco para internações compulsórias.

O secretário de Saúde, Alcides Livrari Júnior, afirma que esse é um dos principais problemas do setor. Segundo ele, em média, 60 pessoas por mês procuram o departamento de assistência social para solicitar internação por dependência de álcool, drogas e transtornos mentais. “São serviços que Arapongas nunca teve”, sublinha Livrari.

O primeiro edital visa credenciar uma instituição que atenda pacientes, adultos e adolescentes de ambos os sexos, por determinação da Justiça, em internação compulsória, indicada em caso de recusa no tratamento. O segundo, abrangerá adultos e adolescentes em regime de internação espontânea. Neste caso, serão 50 vagas (30 masculino adulto, 10 feminino adulto e 10 para adolescentes). Inicialmente, o credenciamento vai até 29 de novembro.

continua após publicidade
confira também



O município também acaba de obter autorização do Ministério da Saúde para construir duas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um para pessoas com transtornos mentais e outro para usuários de álcool e drogas. “No mais tardar, os atendimentos nos CAPS, serão iniciados no início de 2014”, estima o secretário de saúde. Atualmente, os pacientes da cidade são atendidos em centros de outros municípios da região, como Apucarana e Cambira.

RAIO-X
A prefeitura também iniciou ontem credenciamento de empresas do município que façam exames de raio-x, excluindo a necessidade dos usuários terem que se dirigir ao Cisvir, em Apucarana para fazer o exame. “Cerca de 100 pessoas fazem esse procedimento por semana”, afirma Livrari.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas abre 55 vagas de internação de dependentes químicos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!