Arapongas

'João de Freitas' vira hospital de ensino

Da Redação ·
Hospital buscava credenciamento desde 2008, quando foi iniciado programa de residência  | Foto: Delair Garcia
fonte:
Hospital buscava credenciamento desde 2008, quando foi iniciado programa de residência  | Foto: Delair Garcia

O Hospital Regional João de Freitas, de Arapongas, acaba de ser credenciado pelos ministérios da Saúde e Educação como “hospital de ensino”. Segundo a direção da instituição, a certificação é fruto de um trabalho iniciado em 2008, quando o “João de Freitas” implantou o programa de residência médica nas áreas de cirurgia geral, clínica médica e, posteriormente, anestesiologia, ortopedia e traumatologia. Atualmente, são 33 médicos residentes em Arapongas.

Segundo o presidente do hospital, Umberto Tolari, uma comissão dos ministérios visitou, no começo deste ano, as dependências da instituição para verificar se a unidade hospitalar atendia todas as exigências, tanto a área de ensino como de assistência. Foi analisado o fluxo de atendimento e verificada toda a documentação, além de realizadas reuniões com a administração, gerentes e acadêmicos. Gestores estaduais e municipais também foram ouvidos.

“Enfim, foi uma vistoria longa, minuciosa e exaustiva, mas muito importante para coroar o trabalho que o Hospital Regional João de Freitas vem desenvolvendo”, afirmou Umberto Tolari, por meio da assessoria do hospital.
 

continua após publicidade
confira também



A direção do “João de Freitas” afirma que os estudantes de Medicina já estão fazendo atividades em Arapongas há dois anos. O trabalho é realizado com acompanhamento de profissionais do próprio hospital. No entanto, isso ainda fazia parte do processo de credenciamento, que agora foi concluído e formalizado em portaria.

Como hospital de ensino, os acadêmicos de Medicina passam a ter um internato, uma disciplina na qual os alunos ficam mais tempo no hospital. Cerca de 50 estudantes poderão fazer, a partir de agora, atividades em escala de revezamento.

“Assim, o hospital contribui com a formação médica e com a interiorização do profissional da Medicina, tendo em vista que são recorrentes as informações vinculadas na mídia que abordam a falta de médicos em diversas especialidades, no interior do Paraná. Através desta certificação, o hospital passa a ter condições de investir de forma ainda mais efetiva nas atividades de ensino e pesquisa, além de melhorar o atendimento prestado a população de Arapongas e região através da melhoria da estrutura física e da capacitação dos profissionais”, diz Tolari, ainda segundo nota do hospital.

Além dos alunos de Medicina, o Hospital Regional João de Freitas recebe estagiários de outras áreas da saúde, como enfermagem, fonoaudiologia e farmácia.

SUS
No Paraná existem 10 hospitais com o mesmo credenciamento. A maioria, no entanto, está localizada na capital do estado. O Hospital João de Freitas atende, em média, 6.220 pacientes por mês. Desse total, 90% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).