MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Vereadores de Arapongas cobram instalação de IML

Vereadores de Arapongas usaram o plenário da Câmara, na sessão da última segunda-feira, para criticar a demora do Instituto Médico-Legal (IML) de Londrina no recolhimento de corpos no município. Membros do Legislativo argumentaram, por exemplo, que vítima

Da Redação

·
Vereadores de Arapongas cobram instalação de IML
Icone Camera Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.08.2013, 10:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:25:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Vereadores de Arapongas usaram o plenário da Câmara, na sessão da última segunda-feira, para criticar a demora do Instituto Médico-Legal (IML) de Londrina no recolhimento de corpos no município. Membros do Legislativo argumentaram, por exemplo, que vítimas de acidentes chegam a ficar horas expostas na pista, prolongando o sofrimento dos familiares. Para evitar o transtorno, eles cobram uma unidade para a cidade.

O assunto foi levantado pela vereadora Angélica Ferreira (PSC), que verificou o problema após perder um familiar no último final de semana, vítima de acidente de trânsito. Ela propôs enviar um requerimento ao Governo do Paraná cobrando a instalação do Instituto. Rubens Franzin Manoel, o Rubão (PP), também criticou a demora e cobrou a unidade. Não é a primeira vez que os vereadores de Arapongas fazem esse tipo de requerimento. “São várias Legislaturas em que é reivindicado um IML para a cidade, mas, até hoje, nunca tivemos resposta”, afirma Jair Milani (PP).

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que está reforçando a estrutura de diversas unidades do Instituto Médico-Legal (IML) no interior e ressaltou os investimentos feitos em todas as unidades da Polícia Científica do Estado. Mas diz ser inviável a instalação de um IML em Arapongas neste momento.

“Em uma segunda etapa, outras possíveis obras e implantação de novas unidades serão avaliadas”, diz a nota. A diretora do IML de Londrina, Cristiane de Souza, reconheceu a demora na busca dos corpos em alguns casos, mas ressalva que as novas contratações do Governo do Estado aumentaram de um para três o efetivo no plantão noturno. “A tendência é diminuir isso”, afirmou ela. O Instituto abrange 36 municípios, chegando até Congonhinhas, a 145 quilômetros de Arapongas.

SERVIDORES
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o reenquadramento de salários para 11 categorias de servidores municipais. O projeto foi encaminhado pelo Executivo e estava sob análise das comissões. A maioria da plateia era formada por funcionários públicos, entre professores e profissionais da saúde, e sindicalistas, que levaram faixas.

Evangelista Pereira da Silva, o Lita (PHS), destacou a conquista. “Com o aumento proporcionado a esses 380 servidores, já é de 1.685 o número de funcionários públicos que receberam aumento na carteira”, declarou. A presidente da Câmara, Margareth Pimpão (PSD), também ressaltou os reajustes, mas cobrou isonomia do executivo. “A partir de agora, que tratem igual as categorias, que todas consigam seu enquadramento e que sua profissão seja valorizada da mesma forma”, pediu.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Vereadores de Arapongas cobram instalação de IML"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!