MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Arapongas retoma coletiva seletiva

A partir de 26 de agosto, Arapongas incorrerá em mais uma tentativa de implantar a coleta seletiva no município. O desafio é encarado com otimismo pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apesar do insucesso das últimas administrações com a iniciativa.

Da Redação

·
 Moradora de Arapongas descarta material em ponto de coleta na prefeitura
Icone Camera Foto por Sérgio Rodrigo
Moradora de Arapongas descarta material em ponto de coleta na prefeitura
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.07.2013, 08:15:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A partir de 26 de agosto, Arapongas incorrerá em mais uma tentativa de implantar a coleta seletiva no município. O desafio é encarado com otimismo pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apesar do insucesso das últimas administrações com a iniciativa. O problema, neste caso, se chama conscientização popular. A mobilização comunitária a partir das escolas será a estratégia adotada para que iniciativa finalmente vingue.

Segundo o diretor municipal de Serviços Públicos, Roberto Dias, os resíduos recicláveis serão recolhidos uma vez por semana nos bairros e duas vezes no centro pela Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar), que licita a compra de três caminhões sonorizados para o serviço. “Oitenta por cento do material irá para a Coopreara (Cooperativa de Recicladores de Arapongas) e vinte para a Ascar (Associação dos Coletores Ambientais de Arapongas). Eles serão responsáveis pela triagem”, informa. Ficará a cargo da Sanetran o encaminhamento do lixo orgânico e detritos ao aterro sanitário.

O desafio, porém, é promover a mudança de hábito da população, algo já tentado nas últimas gestões sem sucesso. Para o presidente do Conselho de Municipal de Meio Ambiente, Salvador Carvalho dos Santos, a dificuldade se concentra em conscientizar os moradores. “Algumas pessoas acham que não têm nada a ver com o assunto, acreditam que é um dever do poder público. Então, é preciso um trabalho de educação”, afirma Salvador, opinando que as experiências passadas, contudo, ajudam o trabalho a não começar “do zero”.

DESAFIO - Ciente do desafio, o secretário municipal de Meio Ambiente, Justo Marques, vai apostar nos estudantes como disseminadores da iniciativa. “Orientando os filhos, eles passam a cobrar mais seus pais”, aposta. Além disso, serão realizadas reuniões comunitárias nas escolas, entrega de panfletos e mobilização através dos veículos de comunicação. “Esse processo de conscientização deverá levar de seis meses a um ano”, estima Marques.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas retoma coletiva seletiva "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!