Arapongas

Sérgio Onofre tem contas de campanha reprovadas

Da Redação ·
Sérgio Onofre tem contas de campanha reprovadas
Sérgio Onofre tem contas de campanha reprovadas

O candidato a prefeito de Arapongas derrotado na eleição de outubro do ano passado, ex-vereador Sérgio Onofre da Silva, que concorreu pelo PSD, teve sua prestação de contas de campanha eleitoral reprovada pelo Juízo da 61ª Zona Eleitoral da Comarca local. O motivo foi a constatação de irregularidades na apresentação de recibos de doações de recursos feitas por empresas, inclusive recebimento de doação de fonte vedada. Houve também recursos próprios do candidato aplicados na campanha que superaram o montante de R$ 12.270,94 do patrimônio declarado por Onofre quando do registro de sua candidatura, constituindo-se em ato irregular vedado pela legislação.

De acordo com o processo, Sérgio Onofre alegou serem os recursos provenientes de trabalho obtidos no decorrer de 2012, no entanto ele não juntou nenhum documento comprovando a origem alegada.

A sentença reprovando a prestação de contas do candidato foi assinada no dia 13 de junho de 2012 pela juíza da 61ª Zona Eleitoral, Tatiane Garcia Silvério de Oliveira Claudino. No dia 21 decorreu o prazo para interposição de recurso pelas partes, porém nada foi requerido ou apresentado pelo candidato. O certificado de trânsito em julgado foi assinado no dia 27 de junho pela técnica judiciária Tatiana Okamoto Gushi e encaminhado ao Ministério Público Eleitoral.

Diante desta situação, Sérgio Onofre torna-se automaticamente inelegível para o próximo pleito eleitoral. Isto porque querendo ser candidato a algum cargo eletivo nas eleições de 2014, ele não obterá a Certidão de Quitação Eleitoral para registro de sua candidatura. No entanto, Onfre ainda pode tentar reverter o quadro, entrando com uma Ação Desconstitutiva na 61ª Zona Eleitoral.

A reportagem da Tribuna tentou ouvir o ex-candidato Sérgio Onofre, porém ele não atendeu às ligações. Atualmente, o ex-presidente da Câmara de Arapongas está atuando como assessor na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), na companhia do secretário Ratinho Júnior.

continua após publicidade