Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ARAPONGAS

Santa Casa terá aporte de R$ 100 mil

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Santa Casa terá aporte de R$ 100 mil
Autor - Foto: Sergio Rodrigo

As grávidas de Arapongas terão mais segurança e qualidade de atendimento durante um dos ciclos que requerem maiores cuidados na vida. É o que pretende um convênio firmado entre Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia, que repassará R$ 100 mil por mês ao hospital, para atendimento a gestantes, do neonatal ao pós-parto. O dinheiro será utilizado na execução do programa batizado de “Mãe Araponguense”.

A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade em segunda e última votação na sessão da última segunda-feira, o Projeto de Lei (PL) 38/2013, referendando o Termo de Convênio 003/2013, firmado entre a Irmandade da Santa Casa e o município de Arapongas. Provedor do hospital, Osvaldo Damião explica que o programa reforça o atendimento já prestado pela unidade de assistência materno infantil.

Atualmente, o hospital realiza uma média de 100 partos por mês. O objetivo, segundo informa, é atender as mães desde a concepção até o pós-parto. “Hoje, sabemos que as mortes não ocorrem nos hospitais, mas por falta de acompanhamento, que acabam gerando doenças, que podem resultar em morte”, comenta. Com a realização do pré-natal, por exemplo, prossegue ele, dificilmente uma doença se manifesta. “Iremos fortalecer todo esse tipo de trabalho”.
O dinheiro também poderá ser utilizado para contratar mais profissionais de saúde. “Já é bem divulgada a dificuldade de se contratar pediatras. Agora, a Santa Casa está recebendo recursos para contratar, pelo menos, cinco médicos dessa especialidade”, acrescenta. Além disso, os recursos servirão para equacionar compromissos e iniciar novos serviços.
“Tudo isso resultará num atendimento de mais qualidade para o município”, afirma ele, completando que ainda está sendo agendado junto à prefeitura o evento de assinatura do convênio.

A Santa Casa de Arapongas também integra a rede de hospitais credenciados pelo programa Mãe Paranaense, do Governo do Estado, que disponibiliza recursos e equipamentos para o atendimento a gestantes.

VEREADORES - Vereadores de Arapongas ligados à saúde destacaram a conquista pelo Hospital durante a sessão de anteontem. Enfermeira, a vereadora Angélica Ferreira (PSC) disse já ter presenciado situação onde foi necessário acionar o Ministério Público para garantir atendimento a gestantes. Na condição de médico ginecologista da própria Santa Casa, Valdecir Oliveira (PSDB) agradeceu em nome do Hospital e lembrou das condições dos atendimentos sem o convênio.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV