MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Após 30 dias, Anac fecha aeroporto de Arapongas

Uma nova interdição surpreendeu a prefeitura e trabalhadores do Aeroporto Municipal Alberto Bertelli, de Arapongas. O espaço estava operando normalmente há 30 dias, após oito meses de embargo, mas voltou a ser fechado para pousos e decolagens na quinta

Da Redação

·
Interdição pegou de surpresa funcionários da Prefeitura
Icone Camera Foto por Sérgio Rodrigo - Tribuna do Norte - Diário do Paraná
Interdição pegou de surpresa funcionários da Prefeitura
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.03.2013, 00:07:00 Editado em 27.04.2020, 20:32:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma nova interdição surpreendeu a prefeitura e trabalhadores do Aeroporto Municipal Alberto Bertelli, de Arapongas. O espaço estava operando normalmente há 30 dias, após oito meses de embargo, mas voltou a ser fechado para pousos e decolagens na quinta-feira da semana passada. À reportagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negou que tivesse autorizado a reabertura do espaço.

Sócio proprietário da maior oficina de aviões do local, Renato José Nicolau afirma que a nova interdição foi inesperada. “Costumamos checar todos os dias a situação do aeroporto no site da Anac e, na última quinta-feira (21), verificamos que ele estava interditado”, informa. O empresário se queixa da falta de esclarecimentos. “Desde então tentamos entrar em contato com a Anac, mas não obtivemos nenhuma informação”.

O secretário municipal de Obras, Pedro Paulo Bazana, gerente do aeroporto, também não conseguiu um pronunciamento oficial sobre o problema. “Estamos tentando entrar em contato por e-mail e por telefone, mas não obtemos informação”, informou no início da tarde de ontem. Por outro lado, trabalhador antigo do aeroporto levanta a hipótese da própria presidente da república Dilma Rousseff (PT), que esteve no município no dia 4 do mês passado, ter autorizado a reabertura do atendendo a pedidos de autoridades e, descontente com a interferência, a Anac teria esperado “baixar a poeira” para novamente vetar as atividades.

ANAC
Por e-mail, a assessoria de imprensa da Anac justificou a interdição por “não-conformidades” existentes na pista do aeroporto apontadas em “Relatório de Inspeção”. Informou ainda que, pela Anac, o local nunca deveria ter sido reaberto. A Agência comunicou ter enviado ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) um “Aviso aos Navegantes” (Notam, do inglês) informando a situação do aeroporto com prazo de 180 dias, renovável por igual período, para que as correções fossem feitas. “Por algum motivo, a renovação do Notam enviada pela Anac no dia 15 de fevereiro ao Cindacta não foi publicada”. A nota ainda diz que, em relação às operações realizadas no período em que esteve reaberto, “os envolvidos serão notificados”.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Após 30 dias, Anac fecha aeroporto de Arapongas "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!