Arapongas

Com a proximidade da Movelpar, aeroporto de Arapongas é liberado

Da Redação ·
Aeroporto de Arapongas é liberado pela Anac
fonte: Arquivo
Aeroporto de Arapongas é liberado pela Anac

Após vários meses de interdição, o Aeroporto Alberto Bertelli, em Arapongas, foi liberado novamente para pousos e decolagens diurnas.

continua após publicidade

A informação é do vice-prefeito do município, Pedro Paulo Bazana. De acordo com ele, a liberação foi confirmada no dia 22 deste mês, após vistoria realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Bazana destacou a importância da liberação do aeroporto, já que a a Movelpar – Feira de Móveis do Paraná – será realizada de 11 a 15 de março, no Pavilhão Expoara. A pista tem 1200 metros de comprimento por 23 metros de largura e registra uma média de pouco mais de 90 pousos e decolagens mensais,  sem operar por aparelhos.

Interdição - Em meados do ano passado a Anac deu parecer apontando riscos elevados para as operações aéreas e interditou temporariamente o aeroporto de Arapongas, mas a prefeitura do município correu contra o tempo para fazer as obras de adequação necessárias para garantir segurança nas operações.

Periodicamente, a Anac realiza vistorias nos aeroportos. Emitido o parecer, a entidade determina um prazo para os terminais cumprirem exigências necessárias e se adequarem às normas.