Arapongas

Arapongas promove evento sobre emprego de cães nas ações policiais

Da Redação ·
Arapongas promove evento sobre emprego de cães nas ações policiais
fonte: Sérgio Rodrigo
Arapongas promove evento sobre emprego de cães nas ações policiais

Cerca de 80 pessoas ligadas à Polícia Militar, Exército, Bombeiros e Guardas Municipais de cinco Estados brasileiros, além de instrutores e convidados, participam do 2º Encontro Técnico de Operações com Cães de Segurança Pública, que acontece a partir de hoje (16) até a próxima sexta-feira no quartel da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM) de Arapongas. O evento marca o primeiro ano de funcionamento do Canil da Companhia da PM de Arapongas.


Além dos debates sobre técnicas de adestramento de cães para o serviço policial, o treinamento principal será de técnicas para o adentramento em estabelecimentos prisionais, uma das ações em que mais é utilizada a participação de cães treinados.


Conforme o cabo Paulo José dos Santos, que pe administrador do canil de Arapongas e tem mais de 30 cursos voltados ao adestramento canino e trabalhou na implantação de canis em diferentes quarteis da PM do Paraná, os cães são cada vez mais empregados em operações para apreensão de drogas, resgate de pessoas, buscas, abordagens e adentramento em cadeias, além de serem um elo para aproximar a comunidade da polícia.


Além da Polícia Militar, empregam ainda os cães adestrados o Corpo de Bombeiros, Exército e Guardas Municipais. O cabo Santos é um dos organizadores do evento que ocorre neste semana. Ele avalia os eventos do gênero com de grande importância para que as pessoas possam trocar experiências e conhecer técnicas de adestramento de cachorros empregadas em outras regiões e mesmo outros países.


Outro tema que deverá fazer parte dos debates é a construção de canis, que exige adequações de acordo com o número e raças dos animais. O cabo Santos diz, por exemplo, que trabalhou na implantação de diversos canis para cães policiais e "a cada um vou observando novos detalhes, de modo que o seguinte sempre fica melhor do que o último". O de Arapongas é considerado um dos mais perfeitos do Sul do Brasil, "mas tenho certeza de que o próximo será mais completo".

continua após publicidade