Arapongas

Arapongas faz mobilização para manter 11 vereadores

Da Redação ·
 Arapongas faz mobilização para manter 11 vereadores
fonte: Tribuna do Norte
Arapongas faz mobilização para manter 11 vereadores

A sociedade organizada de Arapongas está ampliando a mobilização em defesa da manutenção de 11 vereadores na Câmara local. Nesta semana, outdoors foram afixados em vários pontos da cidade reivindicando que a composição atual do Legislativo não seja alterada. A Câmara de Arapongas ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.

continua após publicidade

De acordo com a Emenda Constitucional 58, que redistribui o número de vagas nos Legislativos de todo o país de acordo com o último censo populacional, Arapongas poderá ter até 17 vereadores. Já a Lei Orgânica do Município prevê 16 cadeiras.

continua após publicidade

As entidades que lideram o movimento em Arapongas querem a discussão de uma emenda à Lei Orgânica, que conste a manutenção de 11 vereadores. O presidente da Câmara, Sérgio Onofre (PMDB), por outro lado, afirma que a emenda não é necessária. Segundo ele, a Lei Orgânica prevê que um decreto é suficiente para legislar sobre o assunto. Onofre afirma que consultou a Justiça Eleitoral e que teria obtido posicionamento nesse sentido. No entanto, afirma que não há previsão ainda do assunto entrar na pauta de discussões da Casa.

Enquanto isso, o movimento a favor de 11 vereadores vem engrossando na cidade. Nos últimos dias, a União das Associações de Moradores do Município de Arapongas (Uamma) se reuniu e decidiu fazer parte da mobilização. Em nota enviada à imprensa, o presidente da Uamma, José Luiz Pereira, explica que a entidade colocou o assunto em votação e 22 associações de moradores disseram “sim” à manutenção de 11 vereadores na cidade, enquanto quatro foram favoráveis ao aumento de cadeiras. A decisão da Uamma foi enviada, em forma de ofício, ao vereador Sérgio Onofre.

continua após publicidade

Sílvio Luiz Pinetti, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), entidade que integra a mobilização, afirma que a cidade está bem representada com 11 vereadores. Segundo ele, o Legislativo, hoje, devolve R$ 1 milhão por ano ao município, dinheiro que seria comprometido com mais vereadores.

Ele lembra que uma pesquisa contratada pelas entidades, junto ao Instituto Alvorada, está sendo feita em Arapongas. O resultado será divulgado na segunda-feira, às 18h15, no Sima. Na sequência, ainda na segunda-feira à noite, os dados da pesquisa serão entregues ao presidente da Câmara, Sérgio Onofre.

continua após publicidade

Leia mais na edição de sábado (17) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná