Arapongas

Alunos conhecem aterro sanitário em Arapongas

Da Redação ·
Alunos conhecem aterro sanitário dentro de projeto de separação do lixo doméstico
fonte: Divulgação
Alunos conhecem aterro sanitário dentro de projeto de separação do lixo doméstico

A Escola Municipal Heloiza Giancristofaro, de Arpongas, está participando do Programa Agrinho, através do Projeto Criançada Bacana, desenvolvido pela professora Adriana Cavalaro do 5º ano A. O objetivo é formar o aluno cidadão para transformar a realidade.

continua após publicidade

Uma das etapas mais importantes do projeto recentemente quando os alunos foram visitar o aterro sanitário do município. Conforme explica a professora, os alunos discutiram em sala de aula a relevância da atitude de separar o lixo doméstico: lixo orgânico e lixo seco, bem como sobre a sua destinação correta para a preservação do meio ambiente. “Muitas crianças não imaginavam onde é colocado o lixo doméstico produzido. Então, para concluírem o ciclo do conhecimento estudado, foram ver in loco o que acontece com os objetos e dejetos que são descartados pela população”, explicou a professora Adriana.

continua após publicidade

Na oportunidade o secretário do Meio Ambiente, Luiz Gonzaga, esclareceu todas as dúvidas dos alunos a respeito da destinação do lixo e da preservação do local. “A turma também possui o blog criancadabacana.blogspot.com, onde relatam as atividades desenvolvidas por eles, bem como de toda escola”, informou Adriana.

O Programa Agrinho, promovido pelo SENAR-PR, todos os anos apresenta temas didáticos envolvendo política, meio ambiente, sociedade, direitos e deveres do cidadão e convida toda comunidade escolar, pública e particular, do ensino fundamental do Paraná a desenvolver projetos pedagógicos a respeito dos temas propostos. Este ano o tema escolhido foi “Saber e atuar para mudar o mundo”.