O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital da Providência e Materno Infantil, de Apucarana, acompanha os pacientes cirúrgicos até 90 dias após alta hospitalar, a medida busca por egressos, antes feita somente por telefone, visando coletar informações sobre a recuperação do paciente para o controle de infecções e, agora passa a contar também com WhatsApp.
A busca de egressos por telefone foi implantada em abril de 2016, mas foi atualizada, a que muito usam o aplicativo de mensagens instantâneas. “Aproveitamos a nova forma de comunicação, que é muito utilizada, para facilitar o acesso das informações sobre o bem estar dos pacientes que passaram por cirurgias no Hospital da Providência e Materno Infantil, contamos com um número exclusivo para atendê-los”, explica a enfermeira Nathalia Lima.
Nas mensagens, é questionado se o paciente após o procedimento cirúrgico notou algum sinal e/ou sintomas como dor no local da cirurgia, vermelhidão, alteração de temperatura (calor), inchaço, febre ou secreção purulenta, informações importantes para avaliação e realização das medidas necessárias para que esse paciente receba o tratamento adequado.
As mensagens por WhatsApp são feitas após 7 dias do procedimento cirúrgico, caso o paciente não responda, as ligações serão realizadas a partir de 30 dias para pacientes que passaram por cesáreas, procedimentos cirúrgicos de videolaparoscopia, ortopédicos e neurológicos sem prótese e, 90 dias para cirurgias plásticas e cirurgias ortopédicas e neurocirurgias com prótese.
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