Apucarana

“Voe Paraná” consolida ponte aérea Apucarana – Curitiba

Segundo dados do Idepplan, os voos partem e voltam, em média, sempre com 75% da ocupação, sendo 15% com passageiros de outras cidades da região

Da Redação ·
A nova linha comercial integra o programa estadual de fomento à aviação regional “Voe Paraná”, que é executado com apoio das prefeituras
fonte: Assessoria de Imprensa PMA
A nova linha comercial integra o programa estadual de fomento à aviação regional “Voe Paraná”, que é executado com apoio das prefeituras

O prefeito Júnior da Femac comemorou nesta quarta-feira (02/03) os resultados do primeiro mês de operação da Azul Conecta, empresa sub-regional da empresa de aviação Azul, junto ao Aeroporto Municipal Capitão João Busse. Segundo balanço obtido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), entre os dias 25 de janeiro e 25 de fevereiro, mais de 250 passageiros realizaram a ponte aérea entre Apucarana e Curitiba.

continua após publicidade

Além da segurança, conforto e rapidez, na avaliação do prefeito de Apucarana, a ligação aérea com a capital do Estado está se consolidando pelo perfil socioeconômico da cidade e região. “Como planejamento, seriedade, trabalho e compromisso com a sociedade, nos últimos nove anos devolvemos a Apucarana sua condição de cidade-polo. Somos sede de importantes órgãos governamentais do Estado e da União e, além da força do Vale do Ivaí, fortalecemos nosso polo industrial, comercial e centros universitários. A reativação de uma linha área com Curitiba era uma demanda importante, que agora, através de iniciativa do Governo Ratinho Júnior, tornou-se uma realidade”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.

A nova linha comercial integra o programa estadual de fomento à aviação regional “Voe Paraná”, que vem sendo executado com apoio das prefeituras. Com cerca de uma hora de duração, atualmente são três voos semanais de ida e volta – terças, quintas e domingos – entre Apucarana e Curitiba. Assim que recebeu o balanço do primeiro mês de atividades da Azul Conecta, Júnior da Femac conta que fez questão de ligar e relatar ao governador. “Ratinho Júnior parabenizou os resultados de Apucarana e disse estar também muito satisfeito com o programa em todo o Estado”, relatou o prefeito Júnior da Femac.

continua após publicidade

A linha é operacionalizada com aeronave Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 passageiros e, devido à crescente demanda, a prefeitura já solicitou oficialmente à Azul Conecta mais voos para a capital. “Pedimos que a empresa opere pelo menos em mais um dia da semana, podendo ser às quartas ou sextas-feiras”, revelou o prefeito Júnior da Femac, que aguarda resposta.

Segundo dados do Idepplan, os voos partem e voltam, em média, sempre com 75% da ocupação. “Deste total, 15% são de passageiros de outras cidades da região”, esclarece Carlos Mendes, diretor-presidente do Idepplan e responsável pelo aeroporto municipal. Ele explica que tem acompanhado de perto grande parte dos embarques.

“Nosso aeroporto voltou a ter vida, com um fluxo constante. São empresários, estudantes universitários que voltam aos finais de semana para a cidade, outros que vão para visitar familiares, a turismo e até passageiros em busca de tratamento de saúde”, relata Mendes, lembrando que Apucarana tem tradição com a aviação. “Por muitos anos contamos com linhas comerciais e por isso a aviação está no sangue do apucaranense. Hoje, além do melhor aeroporto, contamos com o melhor movimento de passageiros dentro do Programa Voe Paraná”, afirmou.

continua após publicidade

 Por conta do Programa Voe Paraná, a prefeitura executou uma série de melhorias no aeroporto municipal, sempre em sintonia com o que determina a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Estamos diariamente no local, com o radar ligado para providenciar ajustes que por ventura sejam necessários de acordo com o crescimento da demanda”, comenta Carlos Mendes, diretor-presidente do Idepplan.

Além de Apucarana, há cerca de um mês a Azul Conecta iniciou atividades em outros nove destinos dentro do Programa Voe Paraná. “Entendemos que os primeiros meses de operação de um novo destino são sempre importantes para que a população local conheça o serviço e passe a considerar o modal aéreo como uma opção de transporte. Mas estamos satisfeitos com os resultados que alcançamos neste primeiro mês de operação. A Azul, por meio de sua subsidiária Azul Conecta, tem sido peça fundamental no desenvolvimento da economia, do Turismo e das viagens em geral no interior do Paraná e queremos contribuir para o progresso destes mercados regionais”, destaca Beatriz Barbi, gerente de planejamento de malha da Azul.

TARIFA

Outro atrativo da linha aérea Apucarana – Curitiba é o valor da passagem, que pode ser comprada no site da Azul Conecta – https://www.voeazul.com.br – a tarifas que iniciam em R$143,00.